segunda-feira, 28 de abril de 2014

“Trevo Vermelho” transporta trigo para região metropolitana.

A barcaça graneleira “Trevo Vermelho” de propriedade da Navegação Aliança chegou ao final da manhã de quarta-feira (02/ABR) a Porto Alegre. Em seus porões ela estava transportando cerca de 4.250 toneladas de trigo importado. E que vem abastecer o mercado interno brasileiro. Este produto, que é um dos principais de nossa alimentação. Ao ser transportada por via fluvial paga um frete mais barato. Fato que ajuda a manter o seu preço mais em conta para toda a cadeia de consumo do mesmo. Que inclui desde a indústria até o consumidor final. Que o adquire em pacotes de 1 ou 5 kg para uso doméstico.

Incentivar o transporte de gêneros de primeira necessidade pela nossa hidrovia é fundamental para que possamos ter um custo de vida mais barato. Principalmente porque muitos destes produtos possuem como fator principal de seu custo o transporte. Que quando é realizado por meio rodoviário, embora possa ser mais rápido, esta sujeita a uma série de obstáculos que o encarecem. Como é o caso do mal estado de conservação das estradas; do desgaste excessivo dos veículos; do custo elevado dos pedágios; das restrições ao tempo de trabalho dos motoristas e principalmente do roubo de carga. Apenas para citar alguns itens.

Todos estes fatos não existem na navegação. Fazendo com que ela possa prestar um serviço muito melhor, com um custo menor. Pensem nisso. Pois temos de reativar a mentalidade marítima no meio político e empresarial

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário