

Com relação à chegada do “BBC Texas” em si. Ela ocorreu por volta das 09 horas. Quando o navio teve de fundear na área Bravo do porto. Que fica localizado em frente ao cais Mauá, entre a usina do Gasômetro e o pórtico central do referido cais. Este fundeio se justificou devido a falta de espaço para o “BBC Texas” atracar junto ao cais Navegantes. Que é um grave problema da nossa falta de visão e capacidade administrativa e de planejamento. Já que embora o porto de Porto Alegre seja anunciado como o maior porto fluvial do Brasil. Sua área alfandegada é muito pequena. O que o inviabiliza para operar com mais de três navios de porte médio para grande simultaneamente. E por este motivo, quando obriga um navio a ficar fundeado, eleva o “Custo Brasil”. Encarecendo o que nós aqui produzimos, e com tanto custo conseguimos embarcar para o exterior.
Se por um lado estamos com muito orgulho anunciando o fato do porto poder carregar um navio. Por outro lado temos de assinalar as mazelas nele existentes. Que dificultam sua perfeita e completa utilização como porto comercial. Capacitado para receber e enviar produtos e mercadorias. Reduzindo distâncias unindo interesses comerciais.

Fica aqui também a menção ao grande trabalho realizado pelo escritório local da Agência Marítima Orion, e no representante local da empresa de navegação alemã BBC Chartering. Pois são as únicas empresas que conseguem realizar embarques pelo nosso porto. O que os diferencia de todos os demais.
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário