quarta-feira, 30 de abril de 2014

Para Pensar e Refletir, ou entre Sonhos e a Realidade – A importância dos nossos canais artificiais.

Eram aproximadamente 09:30 da manhã de terça-feira (08/ABR) quando foram feitas esta sequencia de fotografias. Nela é possível de se ver o cruzamento entre as barcaças-tanque “Guapuruvu” e “Eco Energia I”, ambas de propriedade da Navegação Guarita. E que prestam serviço respectivamente à Braskem e a PETROBRAS no transporte de produtos derivados de petróleo.



Ambas as embarcações são relativamente pequenas, se comparadas aos navios mercante de longo curso que aqui aportam. E para elas os nossos canais artificiais de navegação são largos o suficiente. No entanto esta largura é pouca para os navios de maior porte. E os 80 metros que os canais possuem, tornam-se extremamente apertados para navios com mais de 30 metros de largura.

Paralelo a isto. Nós temos escutado há alguns anos que o governo federal quer implantar a hidrovia do MERCOSUL. Que o governo estadual quer qualificar nossa hidrovia para a navegação noturna. Que o balizamento vai ser recuperado. E nossa hidrovia vai ficar com qualidade de primeiro mundo.

Com relação a tudo o que tenho escutado. Em nenhum momento escutei os dois tópicos mais importantes para que este assunto se torne realidade.

O primeiro diz respeito ao alargamento dos nossos canais artificiais. E quem levantou este assunto foi o então delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, comandante Jayme. Durante reunião na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH no ano de 2011.

O segundo ponto diz respeito ao aprofundamento de nossos canais artificiais. Possibilitando o aumento da capacidade de carga dos navios que aqui navegam. Que assim ganham maior tranquilidade na navegação, sem ter de se preocupar com possíveis assoreamentos e bancos de areia.

Estes dois fatos são essenciais para que os projetos que o governo federal e estadual tem anunciado. E como isto não foi sequer citado. Me resguardo o direito da dúvida com relação a sua efetiva realização. Principalmente sob a atual administração quer do nosso estado, quer da união.

Por outro lado. Quero lembrar que em diversos momentos citei estes dois itens em meus textos. E sei que eles são do conhecimento do nosso governo estadual. Pois o blog VCVESTEIO é lido por conhecidos na Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA, pelo Palácio Piratini, pela Assembleia Legislativa e na própria SPH. Da qual fui Diretor Superintendente. E embora tenha desenvolvido um trabalho que deu resultado em muitos pontos positivos ao interesse público. Não agradou aos interesses políticos de alguns grupos. Que pressionaram e obtiveram a minha exoneração. Possibilitando a volta de um antigo status quo naquela autarquia. Tão conhecida pelo Tribunal de Contas do Estado pelos seus problemas administrativos e financeiros.

Dito isto. Convido o leitor a refletir sobre as notícias que têm sido publicadas nos nossos jornais. Com planos mirabolantes, mas que dificilmente se tornaram realidade. Ao invés de sonhos e fantasia. O que o povo do Rio Grande do Sul precisa são de projetos. Bem elaborados e com fundamento na realidade. Que quando tocados com seriedade e competência se materializam e trazem o bem-estar econômico e social.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

 Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário