segunda-feira, 28 de abril de 2014

Para Pensar e Refletir – “Frederico Madörin” busca glúten de trigo argentino em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Frederico Madörin” partiu no meio da tarde de domingo (30/MAR) de Porto Alegre para o Porto Novo de rio Grande. Lá ela chegou e atracou às 15:40 da tarde de terça-feira (01/ABR). Com o intuito de ser carregada com 4.700 toneladas de glúten de trigo provenientes da Argentina. E que se encontram nos porões do navio mercante panamenho “Cleanthes”.

Desta viagem convido o leitor a refletir sobre dois assuntos:

Inicialmente ao papel da nossa navegação interior. Que em suas incansáveis viagens faz um trabalho de Hércules. Transportando milhares e milhares de toneladas a cada viagem. Num verdadeiro trabalho de formiguinha. Cujo valor é inquestionável para a nossa economia.

O segundo ponto diz respeito ao produto trazido pela barcaça graneleira “Frederico Madörin”: o glúten. Como matéria prima ele é utilizado na fabricação de inúmeros alimentos. E ele mostra o quando indústria pode se beneficiar e agregar valor ao produto que ela produz ou exporta. Neste caso quero chamar a atenção para a expressão chave: AGREGAR VALOR. O que nós estamos vendo é que os nossos vizinhos argentinos embora vendam a matéria prima básica trigo. Também vendem a farinha e o glúten. Agregando valor as suas exportações. Pois ao beneficiar o produto, geram empregos no seu país e produzem subprodutos com preço maior do que o da matéria prima inicial.

Já de nossa parte, estamos embarcando milhões de toneladas de soja, arroz e milho a cada ano, sem agregar valor ao nosso produto. Pois não o beneficiamos o suficiente para assim termos um preço maior e melhor para o produto. Saber o porquê isto ocorre é o primeiro passo que nós devemos fazer. Saber como reverter esta situação será o segundo passo. Este é o caminho natural de quem quer ser grande. O nosso produto é alimento. Ele não é supérfluo. Há uma demanda mundial por alimentos, que garante a nós produtores, a existência de compradores no mundo todo. Porque não aproveitarmos esta situação a nosso favor? Para garantirmos o nosso desenvolvimento econômico e social!

É para isto que nós devemos trabalhar. Para que o nosso futuro possa ser muito melhor do que o nosso presente. Com geração de empregos. Sustentado pela venda não só de matéria prima, mas sim por uma produção com valor agregado. Pensem nisso e reflitam sobre o assunto, pois ele é do nosso interesse.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário