segunda-feira, 28 de abril de 2014

Navio mercante “Poavosa Wisdom VII” parte vazio de Porto Alegre.

Era meio dia de quinta-feira (03/ABR) quando o rebocador da Navegação Amandio Rocha – NAR transportou o prático do cais Mauá para as proximidades do navio mercante panamenho “Poavosa Wisdom VII”. Lá ele subiu a íngreme escada que dá acesso ao convés do navio e foi então encaminhado ao passadiço. Onde junto com o comandante do navio deu as primeiras instruções para a partida do navio do cais do porto.

Iniciava-se assim mais uma viagem do navio mercante. Que partiu de Porto Alegre com seus porões totalmente vazios. Não por que esta era a vontade do proprietário do navio, a empresa Wisdom Marine Lines, com sede na cidade de Taipe, em Taiwan. Mas sim por causa da nossa ineficiência em capacitar o porto para realizar operações de embarque. E de termos um calado máximo tão baixo. Para atrair o interesse comercial das empresas de navegação.

É por este motivo que o porto de Porto Alegre entrou em processo de decadência. Perdendo não só carga. Mas o poder de dar vida a capital de nosso Estado. A falta de investimentos. A falta de visão política. A falta de visão empresarial. Trouxeram a falta de empregos. A falta de clientes. E acabaram por reduzir a nossa economia um estágio lastimável. Onde o porto não é mais sequer lembrado com um modal de transporte. E só é cobiçado como um ponto turístico. Onde o cidadão e o visitante poderão apreciar o magnífico empreendimento de nossos antigos políticos. Homens de visão. Que o construíram tendo em vista os benefícios do comércio e da riqueza que ele carrega consigo. E que hoje nada mais é do que um espaço ocioso. Onde não se comercializa mais. Apenas se recebe alguns poucos produtos vindo do exterior. Afim de atender o setor agrícola de nosso estado.

Pensem nisso. Pois é nos dias de hoje que nós traçamos o nosso futuro. E o porto de Porto Alegre ainda pode contribuir efetivamente pela a logística de nosso estado. Basta que nós queiramos realmente isto.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário