segunda-feira, 28 de abril de 2014

SOBRE A GRANDEZA DA NAVEGAÇÃO – “Trevo Roxo” chega com carregamento de clinquer.

A barcaça graneleira “Trevo Roxo” retornou a região metropolitana de Porto Alegre na manhã de sexta-feira (04/ABR). Em seus porões ela estava transportando 2.900 toneladas de clinquer. Que é matéria prima para a fabricação de cimento. E que foi embarcado pelo terminal de uso privado da empresa CIMBAGÉ, em Pelotas. Em operação realizada entre os dias 02 e 03 de abril, respectivamente quarta e quinta-feira.

A fotografia aqui vinculada mostra o exato momento em que a barcaça-graneleira “Trevo Roxo” se cruzou com o navio mercante “Eva” que estava de partida, e navegava com os seus porões vazios pelo canal do Cristal, às 08:15. Esta fotografia nos permite refletir entre a escala de grandeza que a navegação apresenta.

De um lado nós vemos um navio mercante de longo curso. Capaz de atravessar o oceano e nos ligar com o outro lado do mundo. Do outro nós temos uma barcaça graneleira de pequenas dimensões. Mas que consegue transportar a nossa produção agrícola do interior para o porto de Rio Grande. E de lá trazer a matéria prima que o nosso setor industrial tanto necessita.

Se para alguns o navio mercante é imponente e se sobressai. Para outros as pequenas barcaças graneleiras realizam um verdadeiro trabalho de formiga. Transportando sem parar, carga e mais carga nos dois sentidos. Que no final de um ano, atinge um volume expressivo e muito maior do que o transportado pelos grandes navios.

Saber se valor da navegação é o nosso grande desafio. Não podemos valorizar apenas um seguimento. Pois este, por melhor que seja não atende todas as nossas demandas. Temos de saber utilizar e tirar proveito de todos os seguimentos da navegação. Pois somente assim nós seremos eficientes. Isto é uma atitude inteligente. E para que isto ocorra temos de dar ou criar condições propícias. Que começa por termos uma política séria e eficiente para os setores portuário e de navegação. Que permita o pleno desenvolvimento de ambos. Refletindo positivamente no nosso desenvolvimento econômico e social.

Pensem nisso e cobrem de nossos governantes mais atenção para este assunto tão importante.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário