segunda-feira, 28 de abril de 2014

Para Pensar e Refletir – Navio mercante “Eva” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio, do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre na manhã de sexta-feira (04/ABR) o navio mercante maltes “Eva”. Sua partida ocorreu às 07:30 e já pelas 08 horas o navio havia passado pela Usina do Gasômetro e navegava em direção a lagoa dos Patos. A partida do navio mercante “Eva” com os porões vazio foi mais uma para a lista dos navios graneleiros que aqui aportam e nada levam ao partir. Evidenciando o quanto o porto da capital dos gaúchos é deficiente. Pois não consegue aproveitar a passagem de navios mercantes pelo seu cais para embarcar a nossa produção agrícola.

Na contramão da triste realidade aqui vivida, o que nós vemos é a concentração do embarque de nossa safra pelo porto de Rio Grande. Criando uma demanda muito maior que este porto pode suportar. E a necessidade de se transportar por via terrestre a produção até este porto.  Fato que encarece o seu custo. Reduzindo consequentemente a lucratividade. E influenciando de forma negativa a nossa economia.

Esta realidade nos faz pensar até quando nós vamos continuar a esbanjar dinheiro. Investindo na manutenção de estradas. Caríssimas e que nunca ficam no estado satisfatório. Enquanto a hidrovia e os nossos portos interiores não recebem os investimentos mínimos que necessitam para tornarem-se viáveis comercialmente.

Pensem nisso, pois do jeito que esta não pode ficar.

Muito Obrigado.

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário