domingo, 3 de novembro de 2013

Navio turco “Minanur Çebi 1” chega a Porto Alegre.

O navio de bandeira turca “Minanur Çebi 1” chegou ao porto de Porto Alegre às 09:40 da manhã de sábado (05/OUT).  Medindo 181 metros de comprimento e possuindo 30 metros de largura o navio foi recebido pelos rebocadores “Goiânia” e “Almirante Saldanha da Gama” em frente ao cais Mauá. Ocasião em que receberam os cabos de proa e popa que iriam possibilitar a manobra de atracação do mesmo junto ao cais Navegantes.


O “Mainanur Çebi 1” iniciou sua atual viagem junto ao porto egípcio de Damietta. Antes de chegar ao nosso estado, realizou uma escala no porto de Imbituba (SC). E depois outra no porto de Rio Grande (30/SET). Para descarregar, no Porto Novo, 31.014 toneladas de ureia, em operação iniciada ás 09:38 da manhã de domingo (01/SET).

Sua atracação no cais Navegantes de Porto Alegre foi registrada como ocorrida às 10:30 pela Praticagem da lagoa dos Patos. Em seguida, o navio foi vistoriado pelos órgãos de fiscalização federal. Para só então ser liberado o início dos trabalhos de descarga das cerca de 10.100 toneladas de ureia que o navio ainda possuía em seus porões.

Construído no ano de 2011, pelo estaleiro 21st Century Shipbuilding, da cidade sul-coreana de Tongyoung. O “Minanur Çebi 1” possui cinco porões. Esta equipado com quatro guindastes que auxiliam no seu descarregamento. E é impulsionado por um motor MAN B&W 6S42MC7 de 6.480KW de potência a 126 RPM. Em sua curta vida já possuiu dois outros nomes, sendo conhecido inicialmente por “Cristina” e mais tarde por “Nireas” antes de trocar para o seu nome atual. Após sua descarga, o próximo destino do navio será o porto argentino de San Lorenzo.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário