domingo, 3 de novembro de 2013

“Forte de Copacabana” retorna ao Polo Petroquímico de Triunfo.

O navio-tanque “Forte de Copacabana” de bandeira brasileira retornou na manhã de domingo (08/SET) a região de Porto Alegre. Seu destino era o terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Onde o mesmo foi para ser carregado numa operação extremamente rápida. Já que sua partida esta prevista para ocorrer na manhã de terça-feira (10/SET).

O “Forte de Copacabana” é um exemplo de quanto carecemos de empresas de navegação genuinamente brasileira. Ele pertence a Empresa de Navegação Elcano, que faz parte do grupo espanhol Empresa Naviera Elcano. Que adquiriu os navios da Docenave, até então de propriedade da Vale do Rio Doce.

Como podemos ver, mesmo quando temos o prazer de anunciar a chegada de um navio de bandeira nacional em nosso porto. Isto não representa a plenitude ou o fortalecimento de nossa marinha mercante. Pois a mesma pode, como é este caso, fazer parte de um grupo muito maior. Cujo capital é estrangeiro. E o interesse de manter no navio a bandeira nacional é um fato meramente técnico. Visando obter ganhos na garantia do transporte de cabotagem.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário