domingo, 3 de novembro de 2013

EXCLUSIVO – Navio mercante “Sea Honest” liga Porto Alegre – Rio Grande no mesmo dia.

O navio mercante “Sea Honest” realizou um feito histórico para a navegação de longo-curso em águas interiores de nosso Estado. Este fato ocorreu quando de sua partida de Porto Alegre ocorrida no último sábado (19/OUT). Por volta das 04:40 o prático da Lagoa dos Patos, responsável pela sua condução até Rio Grande, embarcou num dos rebocadores da Navegação Amandio Rocha – NAR e o conduziu até o navio. Sua partida estava prevista para ocorrer às 05 horas da manhã. Que devido a posição do Sol, neste período do ano, garante claridade suficiente para a navegação segura. O objetivo de realizar a partida do navio tão cedo era aproveitar ao máximo a claridade do dia, para percorrer os 300 quilômetros que separam os portos de Porto Alegre e Rio Grande. Que possui dois trechos de canais artificiais, com navegação restrita no turno da noite aos navios de grandes dimensões. Aproveitando desta forma, os benefícios da natureza para superar as carências de investimentos na nossa hidrovia. E com isto poder baixar o custo de operação dos navios que aqui aportam.


A viagem foi um sucesso. Segundo dados fornecidos pela praticagem da Barra de Rio Grande, o “Sea Honest” chagou e fundeou às 19:30 na área “Golf III” do porto de Rio Grande. Sendo que sua posterior partida, desta vez para fora da barra, teve início às 03:30 da madrugada de domingo (20/OUT). Oportunidade na qual o navio rumou para o porto argentino de San Lorenzo.

Poder anunciar este feito é motivo de muita alegria. Lamentável é constatarmos que o navio partiu vazio. Pois nós não conseguimos aproveitar a vinda dos navios para potencializar ao máximo este fabuloso instrumento logístico que é um porto. Mas temos de ser otimistas. E não podemos nos esquecer que com mais investimentos e uma política séria podemos reverter esta situação. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário