terça-feira, 12 de março de 2013

“Santa Vitória” atraca no porto de Porto Alegre.


O navio mercante “Santa Vitória” atracou na manhã de terça-feira (05) junto ao cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Em seus porões o mercante trouxe aproximadamente 5.000 toneladas de cloreto de potássio (KCl), que é um insumo utilizado pela indústria na fabricação de fertilizantes. Com isto o porto da capital do estado recebeu seu primeiro navio do mês, dando ânimo ao conjunto de trabalhadores portuários avulsos. Que passaram os últimos três meses com muito pouco trabalho a realizar, tendo em vista o baixo número de navios que aqui aportaram.

O “Santa Vitória” é um navio novo. Foi construído no ano de 2012 pelo estaleiro japonês Iwagi Shipbuilding, localizado na cidade de Kamijima. Ostentando um nome literalmente ocidental, seu armador é a empresa Eiro Kisen, com sede na cidade de Imabari (Japão). Sendo que o navio esta registrado na cidade do Panamá, motivo pelo qual possui a bandeira deste país. Ao todo seu comprimento é de 199,90 metros e sua largura máxima é de 32 metros. A atual viagem teve como ponto de partida a Alemanha. E antes do navio chegar a Porto Alegre, realizou uma escala junto ao porto de Paranaguá de onde partiu às 20 horas do dia (02) de março. Tendo como seu próximo destino é o porto argentino de Bahia Blanca.

O “Santa Vitória” chega a Porto Alegre por intermédio da Fertimport, que envio de Rio grande para cá seu funcionário Jarbas, a fim de acompanhar os trabalhos de descarga e dar o apoio necessário ao navio. Já a operação de descarga do navio esta a cargo da empresa Sirius, do experiente Nelson.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário