

Se há um esforço por parte do Estado, de atingir o grau mínimo de eficiência exigido pela Marinha do Brasil, no tocante a sinalização náutica. Qualificando a nossa hidrovia para a navegação diurna e noturna. Colocando e recolocando seus sinais náuticos (faroletes, boias cegas e boias luminosas). Mesmo que isto seja atingido, não haverá a garantia de que a navegação noturna irá ocorrer. Tendo em vista que, necessariamente, os canais terão de ser alargados. E como isto não esta sendo providenciado ou executado, mesmo que em planejamento. A navegação noturna dos grandes navios de longo-curso não ira ocorrer tão cedo. Seria correto afirmar, que o máximo que se conseguiria seria ter uma hidrovia melhor sinalizada, para a navegação diurna. E, em alguns casos para a navegação noturna das nossas barcaças graneleiras (que já o fazem) e para os pequenos barcos de esporte e recreio. Logo, quando o Estado anuncia que esta trabalhando para que a navegação noturna possa ocorrer, ele não esta sendo realista. Esta postura sonhadora não é benéfica para a nossa realidade. O que o povo e os empresários do Rio Grande do Sul precisão é de um governo comprometido com o nosso desenvolvimento. Que ao invés de sonhar, tome atitudes claras e objetivas para garantir o nosso futuro. É sobre isto que nós devemos refletir. Chega de termos apenas promessas que não se sustentam diante de fatos tão simples como o aqui registrado. Que é o do navio mercante “Vega Venus” que medindo 177,50 metros de comprimento e possuindo 28,2 metros de largura, ter de parar para e dar passagem para navios como o “Zeugman” que mede 109 metros de comprimento e possui 16 metros de largura ou a barcaça-graneleira “Guaratan” de 95,36 metros de comprimento e 15,50 metros de largura. Pensem nisso!
Fotos: Carlos Oliveira
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