segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Expointer abre com presença de autoridades e expectativa de recordes


29/08/2011 13:12:38

Em solenidade realizada hoje pela manhã na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o governador Tarso Genro cortou as fitas e abriu, oficialmente, os portões da Expointer 2011.

Acompanhado do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adão Villaverde, e do deputado federal Paulo Pimenta, Tarso embarcou em um dos carrinhos elétricos disponíveis na feira e seguiu o trajeto da Unidade Móvel de Rádio pelo Circuito do Desenvolvimento.

Durante o passeio, o governador visitou os pavilhões do Pequeno Comércio e da Agricultura Familiar, a pista de gado leiteiro, além de estandes de máquinas e implementos agrícolas e os pavilhões onde estão expostos os animais. Na chegada ao estande do Governo do Estado na Expointer, Tarso deu entrevista coletiva à imprensa, na qual afirmou que o Rio Grande do Sul vive "um momento privilegiado". O governador ressaltou que a meta de venda de máquinas agrícolas durante a feira é bastante positiva: "Se chegar perto do que foi comercializado no ano passado, quando tivemos um desempenho extraordinário, é porque a política pegou", disse.

Tarso destacou alguns programas do Estado relativos à pecuária, como o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura, iniciado em janeiro deste ano durante a Feovelha, no município de Pinheiro Machado. O Programa coloca à disposição dos produtores duas linhas de crédito: uma para a aquisição de matrizes e reprodutores e outra para a retenção de fêmeas, buscando o crescimento do rebanho de ovinos no Estado.

O governador citou ainda o Programa Melhor Carne do Mundo, em processo de elaboração, que busca a qualificação do rebanho bovino no RS. Entre outras coisas, o Programa prevê o rastreamento, certificação e controle sanitário, oferecimento de linhas de crédito especiais e reestruturação da assistência técnica e extensão rural na Metade Sul, com foco na pecuária familiar.

Para Tarso, a importância de uma feira do porte da Expointer é o acolhimento e a exposição do trabalho dos diversos protagonistas da agricultura e pecuária gaúchas. "Aqui temos a Fetag, a Via Campesina, a agricultura familiar, os assentamentos produtivos do MST, enfim, é a reunião de todo o universo da produção agropecuária do Estado", afirmou. O chefe do Executivo ressaltou que, durante a feira, os pequenos têm espaço para propaganda das suas produções, acesso a linhas de financiamento e a oportunidade para o intercâmbio de experiências produtivas. "Temos aqui a moeda que supera todas as outras: o alimento", finalizou.

Após a entrevista coletiva, o governador dirigiu-se ao estande da fabricante de máquinas agrícolas Stara, onde acompanhou o lançamento de uma nova linha de tratores. Tarso visitou ainda a Vitrine da Carne Gaúcha e participou de almoço com a direção do Grupo Sinos, responsável pela publicação dos diários Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas.

No início da tarde, o governador Tarso Genro recebeu, na Casa Branca - sede do Governo do Estado na Expointer, a visita do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). "Foi apenas uma conversa entre amigos", disse Pimentel. Para o ministro, o governo do Estado está fazendo uma política correta em relação ao câmbio e "tem o apoio do Governo federal em tudo o que for necessário para consolidar o RS como o grande estado agrícola, industrial e um dos maiores estados exportadores brasileiros".

O superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos participou da cerimônia, e esteve ao lado das autoridades durante o corte da fita inaugural.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=687

Nenhum comentário:

Postar um comentário