sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Acesso ao porto é tema de nova reunião.
10/08/2011 19:45:49

No final da manhã desta quarta-feira (10), uma nova reunião foi realizada na sede da SPH a fim de discutir a manutenção do acesso ao porto de Porto Alegre. Nela, o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, acompanhado do diretor de Portos Silvio David, e do engenheiro Reinaldo Gambim, receberam Armindo Borstmann, engenheiro supervisor, Sergio Prestes, engenheiro da Ecoplan, Fábio Pires e Dario Sebben, representando o Consórcio Gerenciador da BR-448/RS - Rodovia do Parque.

A reunião serviu para esclarecimento de detalhes técnicos sobre o acesso terrestre ao porto de Porto Alegre. Que foi comprometido, em parte pelas obras de construção do viaduto da Rodovia do Parque, em seu acesso junto a Freeway. Na oportunidade foi levantado algumas dúvidas da SPH, resultante de vistoria realizada pelo diretor de Portos no local. Tendo em vista o estreitamento acarretado na rua Moreira Maciel. Principal via de acesso dos caminhões com destino ao porto. E única via utilizada no transporte dos transformadores produzidos no município de Canoas. Foi exposto que alguns dos transformadores só podem sair do Estado por via marítima, e devido seu peso excessivo, mais de 150 toneladas, não há pontes que suportem seu deslocamento por via terrestre até o porto de Rio Grande. Assim sendo é imprescindível garantir a manutenção desta via de acesso. Sob risco de inviabilizar a atividade industrial e o porto como tal.

Ficou acertado o início de estudos a fim de garantir a retificação do traçado da via hoje existente. Este trabalho tem de ser construído com os demais parceiros entes interessados. Tendo em vista que no local passam não só a linha de abastecimento de água, luz e telefone, mas o gasoduto. Além do mais, partes da área são de responsabilidade do município de Porto Alegre, da concessão federal da auto-estrada Porto Alegre - Osório, e do Porto de Porto Alegre. Neste sentido uma solução final deve, necessariamente ser construída em conjunto a fim de harmonizar todos os interesses existentes.

Fotos: Carlos Oliveira

Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=668

Nenhum comentário:

Postar um comentário