segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PSB vai presidir... PRÉ-SAL

Oi Companheiros,
Vamos mobilizar todos municipalistas para ampliar o retorno financeiro para nossa administração.
Só depende de nossa ação...

PSB vai presidir comissão para analisar criação do Fundo Social do pré-sal

O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou os nomes dos presidentes e relatores das comissões especiais que vão analisar os quatro projetos que compõem o marco legal da exploração de petróleo na região do pré-sal.

O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), assume a presidência da comissão que vai analisar o projeto de Lei 5940 de 2009, que cria o Fundo Social, onde serão concentradas as receitas do pré-sal destinadas à União. O relator do projeto ainda não foi indicado.

Rollemberg explicou que o projeto de Lei 5940/09 determina que os recursos gerados para o Estado pela exploração do pré-sal vão ser destinados a projetos e programas nas áreas de educação, combate à pobreza, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente. A aplicação será feita por intermédio do Fundo Social (FS), que terá quatro fontes de receita: os bônus de assinatura gerados pelos contratos de partilha de produção celebrados no pré-sal; os royalties devidos à União; as receitas com a venda de petróleo e gás natural; e os resultados de aplicações financeiras sobre esses recursos.

As demais comissões devem ser compostas da seguinte forma:

• PL 5938/09, que define o regime de contratação da área, a chamada partilha de produção entre estados, terá como presidente o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o relator será Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN);

• PL 5939/09, que cria a estatal responsável pelos contratos de exploração do pré-sal, a Petro-Sal, será presidida por Brizola Neto (PDT-RJ) e terá como relator João Maia (PR-RN) e;

• PL 5941/09, que autoriza a União a ceder à Petrobras a pesquisa e a lavra de áreas contíguas aos blocos operados pela companhia, mas que não foram licitados.

Liderança do PSB na Câmara

Um abraço e uma iluminada manhã de segunda-feira
Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário