quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Leões em movimento

Oi Companheiros,
O Lions Clube Blumenau Centro dá um belo exemplo de movimento. Precisamos envolver mais gente neste processo. Então, pare, olhe, leia, interprete e envolva-se na mudança necessária.
“Se conseguirmos fazer avançar a multidão na direção certa, os políticos não terão outra alternativa senão sair à sua frente.” Leon Louw.

Um abraço uma esperançosa manhã de quinta-feira

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

O Lions Clube de Blumenau Centro, reunido em assembléia no dia 15 de julho de 2009,
formulou e aprovou por unanimidade a divulgação ao país, por todos os meios ao seu
alcance, do seguinte manifesto.
LIONS CLUBE DE BLUMENAU CENTROCNPJ 01.445.120/0001-65“Maior servidão é mandar homens, que servi-los.”(Padre Antônio Vieira, 1608/1697, nascido em Portugal, viveu por muito tempo noMaranhão).

MANIFESTO À NAÇÃO
O sentimento da população brasileira para com a política e os políticos é de profundaindignação e revolta. Infelizmente os desmandos são de tal ordem e número que, além destesentimento de frustração, as pessoas parecem estar anestesiadas.

O Lions Clube de Blumenau Centro, com 53 anos ininterruptos de serviços prestados àcomunidade, tem, entre seus objetivos, o estímulo ao patriotismo. Conta até hoje em suasreuniões com alguns dos seus fundadores, forma um grupo preocupado com o Brasil e também se sente atingido por esta indignação, que é notória nas ruas.

Em vista disso elaborou o presente manifesto, a ser divulgado de todas as formas e portodos os meios possíveis, objetivando despertar o país da letargia e reverter o quadrolamentável que se espalha entre os brasileiros responsáveis.

Ainda que os índices econômicos possam aparentar uma certa tranquilidade, ela é ilusória,na medida em que padrões éticos estão sendo vilipendiados diuturnamente nos maisvariados níveis da administração pública. Eles são tanto mais graves, quanto mais próximosda esfera federal.
Escândalos de toda ordem, desde malversação do erário, favorecimentos pessoais espúrios,espírito corporativista intoleravelmente reprovável, aumento absurdo no número de cargose atitudes antiéticas deixaram de ser exceção, para virarem regra. Nem bem um escândalo édivulgado, outro lhe toma o lugar, gerando na população, por esta sequência regular econtinuada, aquele sentimento de impotência e letargia referido anteriormente. Parecemostodos zumbis estáticos, observando os fatos sem reagir, descrentes de mudanças positivas.
Não se trata de reivindicar um simples e utópico processo de distribuição de renda, decriticar irresponsavelmente a livre iniciativa ou de levianamente censurar bons salários aosadministradores públicos competentes. Trata-se de encontrar um modelo mais comedido,em que o cidadão trabalhador não fique estarrecido ao verificar que o que percebe derendimento em toda uma vida é pago a alguns funcionários públicos e parlamentares emquestão de poucos anos, quando não alguns meses, sob as mais variadas denominações!

Ainda que fosse somente pelo fato de não carregarmos na consciência a censura de nossosfilhos e netos pela nossa omissão e pelo nosso silêncio, e não pelo patriotismo em si, hojetão pouco em voga, nós, membros do Lions Clube Blumenau Centro, sentimos ter chegadoo momento de levantar a voz, pacífica mas energicamente. Este manifesto não pretende serum brado irresponsável, uma palavra de ordem surrada ou um grito oportunista, que são osadjetivos tantas vezes usados pelos poderosos para abafar os protestos dos insatisfeitos.

Ele pretende ser um alerta, um chamado ao despertar, um incentivo à formação de cidadãosque, além de emprego e trabalho, sintam orgulho dos líderes que conduzem através do seuvoto aos cargos públicos, dos mais altos aos mais baixos, delegando-lhes poderes para fazerhonestamente o melhor pelo país, pela sociedade, pela comunidade.

O Lions Clube de Blumenau Centro está preocupado com a violência já não mais restritaaos grandes centros e que avança dia a dia, alcançando índices alarmantes. Está preocupadocom a educação, na qual, sob um distorcido conceito de liberdade, os alunos estãoagredindo os professores, as drogas estão sendo consumidas por nossa juventude à luz dodia e diante da polícia, trazendo em seu rastro a criminalidade crescente, apenas para citaralguns exemplos.

Os parlamentares estão legislando cada vez menos, porque preocupados em acusaradversários ou em defender-se de acusações, brigando por cargos e benefícios, dando ascostas àqueles que juraram defender. Reclamam do Executivo quando este governa commedidas provisórias, mas não têm coragem de simplesmente rejeitá-las, temerosos de quecom isso seus apadrinhados sejam prejudicados nas inúmeras nomeações que irão favorecereste ou aquele partido e assim perpetuar as benesses que aparentemente passaram a ser oobjetivo principal e imediato de suas ações.

Não menos preocupante é o quadro do Poder Executivo em seus vários níveis, pois se valeexatamente deste poder de nomeações e da famigerada “caneta na mão” para manter emrédea curta o Congresso. Nele os parlamentares assemelham-se a sócios lutando porobjetivos comuns, embora condenáveis e distantes das necessidades da população.

Triste é também a situação do Judiciário, que, embora dispondo hoje de toda a tecnologiada informática, acumula nos gabinetes os processos cujas decisões o cidadão ansioso esperapor anos, às vezes décadas. Ilustra bem este quadro a recente divergência manifestada deforma agressiva e lamentável entre os ministros da mais alta corte, o Supremo TribunalFederal, minando a confiança das pessoas na última instância a que podem recorrer quandotêm seus direitos ameaçados ou agredidos.

Se a democracia está sustentada nestes três poderes e estes estão tão comprometidos em suaação efetiva e em seu comportamento ético, fácil é concluir que quando o fundamento éfrágil, a estrutura que ele sustenta também se fragiliza e ameaça ruir. Não foi para isso quea democracia foi defendida a alto preço em passado recente. Simplesmente tratar desiguaiscom igualdade não é democracia, é anarquia!

A classe dirigente não pode ser apenas uma elite intelectual. Isso é pouco! Ela tem de ser,antes disso e mais que isso, uma elite moral. Um bom serviço eventualmente prestado nopassado por algum político não autoriza e nem pode servir de atenuante para que elecometa deslizes no presente. Napoleão já dizia que “Toda indulgência para com osculpados revela conivência.”

Assim como não se pode exigir que um filho imaturo seja exemplo para seus pais, mas simo contrário, da mesma forma não se pode jogar nas costas da sociedade a responsabilidadepelo pouco caso que seus dirigentes têm para com a coisa pública, impingindo-se a ela,sociedade, a culpa por suposta falta de critério na escolha dos candidatos eleitos. Esta éuma forma ardilosa, perversa e demagógica de pulverizar a responsabilidade por máconduta, tirando-a dos ombros dos dirigentes para espalhá-la comodamente sobre osombros dos dirigidos.

O objetivo do presente manifesto é, finalmente, despertar na opinião pública, nos clubes deserviço, órgãos representativos, imprensa e comunidade em geral, um clamor para queapareçam sugestões de procedimentos mais éticos e reformas estruturais.Folha corrida limpa para candidatos a cargos públicos? Eliminação ou restrição drástica decomissionados? Redirecionamento das prioridades do país? Assembléia Nacionalverdadeiramente “Constituinte” e não simplesmente com poderes constituintes como foi ade 1988? A Constituição “cidadã” efetivamente logrou promover a verdadeira e autênticacidadania? Manteve equilíbrio entre direitos e deveres? São perguntas ilustrativas que estemanifesto, num primeiro momento, deixa no ar, para reflexão.

A nossa associação não tem receitas prontas para que esta mudança urgente e inadiável seconcretize. Ela deseja sim, juntamente com outras entidades, participar com sugestões.Mas, cabendo originalmente ao Congresso articular as mudanças positivas, é lá que deveacontecer a mudança em primeiro lugar.

O Lions Clube de Blumenau Centro, através deste manifesto, busca o apoio de tantosquantos o lerem e concordarem com ele para que, formada uma corrente de ética,moralidade, cidadania e transparência, se dê um basta a esta torrente de escândalos. Quecomecemos todos nós, brasileiros de bem, a construir um país melhor, mais humano,íntegro e civilizado, dirigido por pessoas das quais possamos nos orgulhar e não nossentirmos profundamente envergonhados, como hoje acontece.

Que nos sirva de inspiração, incentivo e fecho deste manifesto a seguinte frase do escritor eanalista econômico e político sul-africano, Leon Louw: “Se conseguirmos fazer avançar amultidão na direção certa, os políticos não terão outra alternativa senão sair à sua frente.”
Blumenau, SC., Julho de 2009.
Hézio Araújo de SouzaPresidente 2009/2010
A utilização, divulgação e reenvio do manifesto são livres, citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário