terça-feira, 26 de maio de 2009

Brasil cai no ranking de inovação

Oi Companheiros,

Precisamos envolver nossa energia para empreender mais investimento público na Ciência e Tecnologia, responsavel em retornar, para a produção industrial a inovação desenvolvida. O feito deve ter transparencia total para Povo entender que o dinheiro ali investido trará soberania e autonomia para nossa Nação. O Brasil merece posição melhor. O RS pode mais, então o que estamos esperando. Vamos nos habilitar e fazer a diferença.

Vanderlan Vasconselos
Coordenadoria da Bancada do PSB


País perde lugar para o México e assiste à evolução de Índia e China. Se cenário se mantiver, ficaremos estagnados até 2013.


Se não começar a investir mais firmemente, o Brasil pode ficar para trás entre as nações emergentes no que diz respeito ao índice de inovação entre os países. Esta é a análise que se pode fazer do último ranking do Índice Global de Inovação, publicado pela revista Economist. O país perdeu uma posição na tabela, caindo do 48º para o 49º posto, entre 82 países analisados.

Quem vem ganhando terreno no ranking da publicação é a China, país mais populoso do globo – ela ocupava a 59ª posição na tabela em 2002 e subiu cinco posições no período entre 2004 e 2008.

A Economist Intelligence Unit – equipe responsável pela elaboração de análises econômicas para a revista britânica – prevê que os chineses alcancem a 46ª posição no período 2009-2013, enquanto que o Brasil deve permanecer em sua atual colocação.

Outro grande país emergente que vem subindo no ranking é a Índia. A segunda nação mais populosa do globo vem investindo maciçamente em inovação na última década e subiu da 58ª para a 56ª posição no geral. Para o período entre 2009-2013, a Economist estima que a Índia galgue mais duas posições, estabelecendo-se no 54º lugar.A pesquisa da revista mostra também que o Brasil está, atualmente, atrás de outros dois países latino-americanos em desenvolvimento – a Argentina, que ocupa a 42ª posição, e o México, que nos tomou o 48º lugar. O Japão, uma das pátrias da inovação, permanece como primeiro na tabela, seguido por Suíça, Finlândia, Alemanha, Estados Unidos, Taiwan, Suécia, Israel, Holanda e Dinamarca.

O levantamento deste ano prevê uma queda no índice geral de inovação no futuro próximo, por causa da atual crise econômica. No ranking divulgado em 2007, a Economist Intelligence Unit previa aumento médio de 6% na performance global de inovação entre 2007 e 2011. Agora, o estudo prevê aumento médio de somente 2% entre 2009 e 2013.


Fontes: Economist Intelligence Unit, Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário