quarta-feira, 20 de maio de 2009

Beto Albuquerque é o novo presidente da Comissão de Infraestrura do Parlasul

Uma integração, sob comando socialista, no mercosul é missão de grande responsabilidade.

O Presidente da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Deputado Federal Beto Albuquerque é nosso representante gaúcho e brasileiro.


Beto Albuquerque é o novo presidente da Comissão de Infraestrura do Parlasul
Partido Socialista Brasileiro - PSB
19/05/2009 - 09:59
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) tomou posse nesta segunda-feira (18), em Montevidéu, no Uruguai, como presidente da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul), tendo como vice-presidente o senador argentino Fabio Biancalani.
Ao presidir a primeira reunião da comissão permanente, Albuquerque anunciou a realização em Porto Alegre (RS), no dia 10 de julho, de Encontro de Transporte e Trânsito do Mercosul. A idéia e conhecer as legislações dos países do bloco no que se refere às principais causas de acidentalidade e morte, como álcool, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, ultrapassagem indevida, defesa do pedestre e ciclista, pegas ou rachas que simulam competição em vias públicas, entre outras.
O presidente da comissão explica que este será o caminho para tentar unificar e tornar a lei comum nestes quesitos, inclusive com ações que podem se tornar o controle do trânsito mais eficaz, como a aplicação de bafômetro em todas as zonas de fronteiras para permitir o ingresso nos países. “Aprovamos hoje a formação de uma comissão mista do Parlasul com o Parlamento Andino com igual propósito. A idéia é viabilizar a presença andina no encontro de Porto Alegre”, afirma Albuquerque.
Na reunião desta manhã, foi aprovada ainda a recomendação de implementação de sistemas e gestão integrados fronteiriços como forma de agilizar o livre trânsito dos cidadãos pertencentes aos países do Mercosul como um único controle de fronteira. Isto também se aplicaria nas questões econômicas e comerciais, além de ajudar no combate ao crime organizado, contrabando, roubo de cargas e tráfico de drogas.
É nesta mesma comissão, agora presidida por Beto Albuquerque, que se enfrenta o debate de Itaipu. “Um problema grave que exige respeito aos tratados vigentes e que o Brasil pode oferecer algumas contrapartidas de melhorias energéticas para o Paraguai”, afirma. O parlamentar destacou que “rasgar” o tratado que assegura fornecimento de energia produzida em Itaipu para o Brasil “é inegociável”.
A Comissão de Infraestrutura do Parlamento do Mercosul já definiu que no segundo semestre fará um grande debate sobre a integração de hidrovias, muito particularmente na ligação entre a Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, do Brasil ao Uruguai. “Ganhei mais uma missão e vamos mobilizar a comissão para trabalhar pela consolidação de um ambiente coletivo e mútuo entre os nossos países”, disse.
Albuquerque fez em plenário um duro pronunciamento sobre as restrições da Argentina aos calçados brasileiros. “Se queremos um mercado comum é inaceitável o comportamento de conflitos e obstáculos permanentes que são estabelecidos de um pais contra o outro no âmbito do Mercosul. Nenhum pais do bloco vai constituir-se forte para negociar em separado algumas pautas econômicas”, alertou.
Para Albuquerque, a atitude da Argentina é um retrocesso na nossa unidade e integração. Brigar com o Brasil não torna nenhum país do Mercosul mais forte. “Isso apenas enfraquece a todos e deposita descrença na possibilidade de sermos de fato e de direito um mercado de integração”, concluiu.
Assessoria de Imprensa do deputado federal Beto Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário