quinta-feira, 28 de maio de 2009

BRANCO PODE MELHORAR O CLIMA

Oi Companheiros,
A luta pela recuperação do meio ambiente é de todos nós e não podemos nem devemos poupar iniciativas inovadoras para que tenhamos êxito neste processo.
Repasso para iniciar a evolução e aplicação da ideia lançada. E também para ninguém dizer que "Deu Branco", agora pode dar certo.
Vanderlan Vasconselos
Coordenadoria da Bancada do PSB
ClimaTelhados brancos contra o aquecimento
27 de maio de 2009
Contra o aquecimento global, pintemos o mundo de branco. Essa é a sugestão do Nobel e secretário de Energia americano, Steven Chu. O "guru" do clima do governo Obama acredita que telhados e calçamentos em cores claras podem reduzir o aquecimento global ao conservarem mais energia e refletirem os raios solares de volta para o espaço. A economia, segundo Chu, seria equivalente a tirar de circulação todos os carros do mundo por onze anos.
A proposta do secretário foi feita na terça-feira em Londres, antes de um encontro mundial para combater os efeitos das mudanças climáticas. "Se esse prédio tem ar-condicionado, ele será bem mais fresco [quando for pintado de branco]; pode usar de 10 a 15% menos energia", explicou o renomado cientista, segundo reportagem do jornal The Independent.
Chu vai mais longe e ainda sugere pintar os carros de branco ou de "cores frias", de forma que reflitam luz e radiação e sejam mais eficientes energicamente. "Se todos os veículos tivessem cores claras, haveria economias consideráveis porque poderíamos reduzir o ar-condicionado", afirmou. Questionado sobre se o governo americano pretende manipular a energia artificialmente usando esse tipo de programas, o cientista disse que não há planos "no momento", mas que ele leva a sério a ideia de pintar as superfícies de branco.
Vá direto ao assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário