sábado, 9 de janeiro de 2016

Navio mercante “São Luiz” parte após descarregar em Porto Alegre.

 Partiu às 08 horas da manhã de domingo (20/DEZ) do cais navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio mercante brasileiro “São Luiz”. O navio que não possui nenhum guindaste foi descarregado com o auxílio do único guindaste da área pública do porto que ainda funciona. E que se encontra sob o perímetro de vigilância do ISPS-Code. Que garante ao navio status para poder operar em outros portos com movimento de carga internacional.

Em Porto Alegre algumas áreas do porto não se encontram abrangidas por este sistema de segurança internacional. E a operação de embarcações neste áreas pode resultar em problemas para as mesmas. Quando forem operar em uma área com nível de controle de segurança maior. Esta situação é bem diferente no porto de Rio Grande. Aonde tanto o porto público quanto todos os terminais privados seguem as regras e as normas estabelecidas pelo ISPS-Code.  E por tanto possuem o grau máximo de segurança tanto para os navios e suas cargas quanto para as pessoas que lá transitam.

No passado, esta norma não foi seguida pela administração do porto de Porto Alegre. E isto foi aqui denunciado, pois cabe ao serviço público fazer cumprir a legislação nacional. Por isto, ao ver que desta vez a norma de segurança foi seguida. Não podemos deixar de manifestar a nossa alegria, ao menos neste quesito.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário