terça-feira, 19 de janeiro de 2016

“Eco Energia I” retorna após transportar produção da REFAP.

Retornou no meio da manhã de sábado (09/JAN) de viagem realizada à Rio Grande, a barcaça-tanque “Eco Energia I”, de propriedade da Navegação Guarita. Esta barcaça e seu empurrador, o “Helio Sffair” são embarcações semelhantes a “Eco Energia II” e ao “Mauricio Sffair”. Que entraram em operação esta semana. Tendo sido construídas pela mesma empresa, a Intecnial de Erechim. E representam um conceito de embarcação no qual a barcaça pode ser empurrada por qualquer empurrador. Sem que com isto se para a sua operação no momento em que o outro tem de fazer alguma revisão ou manutenção. Esta é a explicação oficial do projeto. O que não se diz, e pesou muito na tomada da decisão antes de sua construção. É o fato de uma embarcação ter o sua vida útil menor do que uma barcaça-tanque, para efeitos de utilização pela Petrobras. Esta vida útil é de 20 anos para uma embarcação com propulsão própria e de 25 anos para uma barcaça sem propulsão. Com isto se prolongou a possibilidade de vida útil da barcaça na prestação de serviço para a Petrobras. O que é uma grande vantagem econômica.

Retornando a atual viagem da “Eco Energia I” quero fazer um comentário que acho muito pertinente. Pois as viagens desta embarcação não têm sido divulgadas nos últimos meses, não por que elas não existiram. Mas sim pelo fato de não serem divulgados os produtos e os volumes por ela transportados. E que são oriundos da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, de Canoas, como se houvesse um segredo nos dados referentes às cargas transportadas pela Petrobras. Fato que infelizmente passou a acontecer. E que por isto nós não temos mais divulgado, pois fica muito estranho e complicado fazer um texto que muito pouco diz ou informa ao leitor.

Fica assim feito o registro. E esperamos que esta situação seja revertida. Pois é do nosso interesse informar com a mais absoluta precisão toda a movimentação de navios e de cargas pela nossa hidrovia. Pois somente assim o público gaúcho poderá saber o seu valor e a sua importância para a nossa economia.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário