
No primeiro dia, os testes de navegabilidade foram realizados nas águas do Guaíba. Sendo que o conjunto empurrador e barcaça navegaram até a região da vila de Itapuã. Já no dia seguinte, sexta-feira (04/DEZ) a viagem foi mais longe. Partindo de Porto Alegre e incluindo a entrada na Lagos dos Patos, quando o comboio fez o giro e retornou para Porto Alegre.
Neste tipo de viagem o que se observa são as características de navegabilidade da embarcação e se todos os sistemas e comandos estão funcionando e respondendo de forma adequada e no tempo correto. Pois isto garante a segurança da navegação, principalmente quando a embarcação estiver navegando com carga. Para tanto neste tipo de viagem além de técnicos e mecânicos se faz presente uma equipe de vistoria da Marinha do Brasil. Também composta por vários especialistas que avaliam as reais condições da embarcação antes de emitirem o seu laudo que a libera para poder navegar comercialmente.
Aparentemente o empurrador “Maurício Sffair” difere muito pouco do seu irmão “Hélio Sffair”. E isto se refere a altura da cabine de comando. Que pela análise visual é um pouco mais baixa nesta segunda embarcação. Isto garante um maior conforto para a tripulação que trabalha no passadiço (cabine de comando). Principalmente em dias com água mais agitada. Além de dar a vantagem do empurrador poder, com certas condições, de poder passar por de baixo do vão móvel da ponte do Guaíba, sem a necessidade do seu içamento. Que por menor que seja sempre implica no trancamento do transito para os veículos. O que é visto, invariavelmente, como um transtorno.
Fica aqui os nossos parabéns para a Navegação Guarita pela incorporação de mais uma embarcação. E o desejo que ela obtenha carga em ambos os sentidos. Pois isto é bom, não só para a empresa, mas para economia de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Vanderlan Vasconselos e equipe.
Foto: Carlos Oliveira
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