segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nova reunião aborda recuperação da via de acesso ao porto de Porto Alegre.


08/12/2011 11:21:18

A recuperação das características originais da rua João Moreira Maciel foi tema de nova reunião entre as entidades envolvidas na construção da BR 448 – Rodovia do Parque. A obra provocou redução significativa na principal via de acesso ao Porto de Porto Alegre. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7.

Na ocasião, Armindo Brostmann, da ECOPLAN entregou estudos que assinalam os traçados possíveis de serem implementados na via, levando-se em consideração a largura oficial, a existência de passeio em ambos os lados e de um ramal ferroviário. Também foi assinalado pela empresa, que novos estudos dependem de solicitação e autorização formal do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - DNIT, responsável pela construção da rodovia do Parque.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, de Porto Alegre, Breno Ribeiro, apresentou cópia do ofício endereçado ao diretor do DNIT, no RS. No documento a administração municipal solicita a recuperação das características da via pública. Também foi assinalada a necessidade de ter a Rua João Moreira Maciel gravada no plano diretor da cidade, levando em consideração suas características máximas, mesmo que as obras não aconteçam neste primeiro momento.

Já o representante da Concepa, Jorge Carvalho, informou que a empresa iniciou os trabalhos de levantamento na área para que, no futuro, possa ser realizado estudo detalhado das obras necessárias no local e bem como dos custos.

O diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos lamentou a ausência de representantes da Agencia Nacional De Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE, do DNIT e da América Latina Logística - ALL, concessionária da malha ferroviária no Estado. Ele explicou que o objetivo do trabalho é recuperar não só a largura da rua João Moreira Maciel, mas também o ramal ferroviário, considerado importante no esforço de redução do fluxo de veículos nas estradas. “Nossa preocupação é garantir a intermodalidade do porto, reduzindo custos para toda a cadeia econômica. A ferrovia é um modal alternativo e mais econômico no transporte de produtos e mercadorias e, integrado à hidrovia, vai beneficiar tanto empresários como consumidores”, disse.
Uma nova reunião com o Superintendente do DNIT no Estado, Wladimir Casa, foi marcada para o dia 13, às 9h, onde reivindicam a imediata recomposição do leito da via. Ocasião em que SPH e prefeitura se farão presentes. Para o dia 18 de janeiro de 2012, haverá novo encontro, desta vez para apresentação estudos feitos pela CONCEPA.

Foto: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=798

Nenhum comentário:

Postar um comentário