quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lagoa dos Patos reduz nível e prejudica dragagem no São Lourenço

02/12/2011 20:41:50
Vazante ocorrida em menos de dois dias impede movimentação do equipamento que faz a dragagem no arroio assoreado desde março, após a enxurrada que prejudicou toda a cidade



Uma forte vazante na Lagoa dos Patos, detectada nesta sexta-feira (2) dificultou a continuidade dos serviços de dragagem no Arroio São Lourenço, em São Lourenço do Sul. A redução no nível da água na lagoa afetou diretamente o arroio que está assoreado em razão da enxurrada ocorrida em março deste ano. A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), através de uma solicitação do vice-governador Beto Grill e do Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, conseguiu dar inicio ao trabalho de recuperação do canal na semana passada.

De acordo com o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, este tem sido um dos trabalhos mais difíceis realizados pela equipe técnica da SPH. “Estamos falando de um canal que foi assoreado em razão de uma forte enxurrada. Eventos climáticos como o que ocorreu em São Lourenço do Sul, tendem a levar para o leito dos rios, arroios e canais, todo tipo de material, que não apenas areia e lama”, explicou.

Obelar destacou ainda que, a Lagoa dos Patos tem um “comportamento” bastante peculiar nesta época do ano, aumentando e reduzindo seu nível, de uma hora para outra. “Em menos de um dia a lagoa apresentou uma vazante (queda brusca de nível) superior a um metro. Isso fez com que a draga não se movimentasse dentro do arroio. Estamos trabalhando com todo cuidado para evitar maiores danos ao equipamento que é antigo”, disse. O diretor informou ainda que estão sendo retirados do leito do arroio desde pedaços de paus, redes de pesca e até mesmo metais. “Isso é muito arriscado para um equipamento como o nosso. Precisamos ter muita precaução para podermos concluir o serviço no tempo que estimamos.”

A previsão inicial para finalizar a dragagem no Arroio São Lourenço é de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário