quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Concluída dragagem do Arroio São Lourenço

21/12/2011 16:59:11

Os técnicos do Departamento de Estudos e Projetos da SPH concluíram a dragagem no Arroio São Lourenço, em São Lourenço do Sul. A informação foi repassada na manhã de hoje (20), ao Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, com a conclusão do estudo batimétrico feito após a conclusão da dragagem e que define o calado do arroio que está pronto para navegação.

Conforme o diretor de hidrovias em exercício, Álvaro Francisco Mello, o trabalho foi concluído em menos de 30 dias. "Depois de concluído o trabalho nossa equipe fez uma batimetria pós-dragagem, em que constatamos que o canal está em totais condições de navegação", disse. Com a dragagem o Arroio São Lourenço ficou com uma calado de 2,3 metros (distância entre a lâmina d’água e final do casco de embarcação) e mais 30 centímetros de pé de piloto, o que garante um calado de 2,5 metros. "Esta é a profundidade total do arroio, o que garante uma navegação tranquila", disse.

O Superintendente de Portos e Hidrovias, destacou que o trabalho da equipe foi incansável, em razão da situação que pegaram no arroio. "O local estava assoreado desde a enxurrada que aconteceu no começo deste ano e no canal, entre os materiais foram encontrados redes de pesca, pedaços de madeira e metais. Um trabalho que exigiu cuidado da nossa equipe, mas que teve um resultado excelente", disse.

Vanderlan destacou que com o fim da dragagem no arroio a Draga Governador Triches foi levada para Pelotas, onde passará por manutenção e, assim que estiver em condições de trabalho, será levada para a foz do Rio Gravataí. "A meta é atender a demanda histórica de manutenção da hidrovia que comporta, naquele ponto, 26 Terminais de Uso Privado", explicou.

Fotos: Edson Machry/SPH

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=814

Nenhum comentário:

Postar um comentário