segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Equipamentos com Askarel serão retirados do Porto de Porto Alegre

22/12/2011 17:54:43

Transformadores compostos com produto químico com alto poder cancerígeno devem ser removidos do porto nos próximos dias. Empresa vencedora da licitação tem 120 dias para transportar os materiais

Após dez anos a SPH garante a retirada dos equipamentos que contém askarel da área do Porto de Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, após a publicação da súmula do contrato entre SPH e empresa, no Diário Oficial desta quinta-feira, 22. A empresa vencedora da licitação terá, a contar de hoje, 120 dias para retirada de dois transformadores e dez capacitores, que contém o produto que é altamente cancerígeno.

Segundo Vanderlan, toda a operação terá um custo de R$ 137 mil para a SPH. No entanto, a empresa Saniplan Engenharia e Serviços Ambientais fará todo o serviço de embalagem e retirada dos equipamentos e remoção do piso onde os transformadores estão armazenados e que foi contaminado pelo askarel, em razão de vazamento. "Essa é uma expectativa de 10 anos da SPH e que só agora conseguimos dar um fim. A empresa é especializada neste tipo de transporte e destinação de cargas perigosas como a que está armazenada no antigo frigorífico do Porto de Porto Alegre", disse.

A presença dos transformadores e capacitores com askarel em área portuária era objeto de processo judicial encaminhado pelo Ministério Público, Fepam e Anvisa. "Este processo culminou na interdição do prédio onde estão os equipamentos. A partir de agora, vamos aguardar para que a empresa faça o seu trabalho, que deve começar pela liberação das licenças ambientais para este tipo de transporte", explicou.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=817

Nenhum comentário:

Postar um comentário