terça-feira, 7 de julho de 2009

GRIPE SUINA, EM LATA!

Sou usuário do Trensurb, que em tempos de greve, informam que o transporte leva diáriamente 200.000 (duzentas mil) pessoas, e como tal, não posso deixar de dividir a preocupação, que sinceramente espero que de alguma forma sensibilize a nós todos, em especial, aos condutores deste importante meio de transporte de massas.
Claro que, ando, geralmente de pé, mas a viagem forma o passageiro, todo dia, certamente em horário de pique, lá estou eu, aguardando a próxima estação, onde todos de alguma forma se acomodam e ao longo de trinta e poucos minutos, chegamos ao centro de Porto Alegre, sem trantorno de transito, sem engarrafamento, sem stress, compartilhando um papo expresso, com custo, em relação ao carro, reduzido em torno de 2/3, garantindo direito de e ao cidadão, não contribuindo para o aquecimento global e outros tantos beneficios que só o transporte coletivo pode oferecer.
Mas, vamos ao que interessa, em tempos de informação globalizada, onde a notícia chega em massa e em tempo real, em um avanço desenfreado, traz a pandemia, como bola da vez, espiro ou coriza, afinal, gripe suina, A1N1, influenza, gripe A, bom é a nossa gripe com cara nova, onde Argentina, nossa vizinha, fecha teatros, mas mesmo assim, sessenta por cento ( 60%), de nossos candidatos a doentes, vem de lá. Mas, o medo, o receio, a dúvida, está em andar em vagões de lata, lotados, sem janelas abertas, sem ventilador ligado, fico a imaginar, como será facil propagação desta enfermidade, em andar ao lado de uma pessoa infestada com o virus, embarcada ou não na Rodoviária.
Então, esta é a mensagem, solicitar as pessoas, em especial, quem tem o comando da maquina, orientar, não só para fechar a janela no final da linha, para facilitar o trabalho da empresa, mas, orientar para o mínimo de ventilação aos usuários e o risco que corremos todos dias, fechados, embassados, socados e que poderiamos ao menos nos ajudar a não sairmos dali doentes.
Nos ajudem, liguem os ventiladores, abram as janelas, pode ser abertura mínima, para não estragarem os cabelos ou sentirem um friozinho durante nossa bela viagem... caso contrário, não tenho dúvida, chegará, a gripe, e em lata.
Um abraço e uma sadia e ecológica viagem

Vanderlan Vasconselos
(Advogado, Suplente de deputado estadual, ex--vereador e prefeito de Esteio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário