segunda-feira, 13 de julho de 2009

CONSELHOS AOS MILITANTES DA ESQUERDA

Oi Companheiros,
Pensar, sempre, antes de agir.

Um abraço e uma pensativa manhã de segunda-feira
.

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB


"Mantenha viva a indignação
Verifique periodicamente se você é realmente de esquerda. Adote o critério de Norberto Bobbio: a direita considera a desigualdade social tão natural como a diferença entre o dia e a noite. A esquerda a enfrenta como uma aberração que tem de ser erradicada.
Cuidado: você pode estar contaminado pelo vírus da social democracia, cujos principais sintomas são usar métodos de direita para obter conquistas de esquerda e, no caso de conflito, desagradar os pequenos para não desagradar os grandes.

A cabeça pensa onde os pés pisam
Não se pode ser de esquerda sem "sujar" os sapatos lá onde o povo vive, luta, sofre. Te alegra e partilha suas crenças e vitorias. Teoria sem prática é fazer o jogo da direita.

Não tenha vergonha de crer no socialismo.
O escândalo da Inquisição não fez que os cristãos abandonassem seus valores e as propostas do Evangelho. Da mesma forma, o fracasso do socialismo no leste europeu não tem de induzir a descartar o socialismo do horizonte da historia humana. O capitalismo, vigente fazem 200 anos, fracassou para a maioria da população mundial. Hoje, somos 6 mil milhões de habitantes. Segundo o Banco Mundial, 2,8 bihões sobrevivem com menos de US $ 2 por dia. E são 1,2 bilhões, com menos de U$ 1 por día. A globalização da miséria não é maior graças ao socialismo chinês que, apesar de seus erros, assegura alimentação, saúde e educação a 1,2 bilhões de pessoas.
Seja crítico sem perder a autocrítica.
Muitos militantes de esquerda mudam de lado quando começam a procurar piolho em cabeça de alfinete. Apartados do poder, tornam-se amargos e acusam seus companheiros(as) de erros e vacilações. Como diz Jesus, vemos o pó no olho do outro, porém não enxergamos o poste no nosso próprio olho. Também não se engajam para melhorar as coisas. Ficam como simples espectadores e juízes e, alguns, são captados pelo sistema.
A autocrítica não é somente admitir os próprios erros. É admitir ser criticado pelos(as) companheiros(as).

Saiba a diferença entre militante e "militonto".
"Militonto" é aquele que se orgulha de estar em tudo, participar em todos os eventos e movimentos, atuar em todas as frentes. Sua linguagem está cheio de explicações e os efeitos de suas ações são superficiais.
O militante aprofunda seus vínculos com o povo, estuda, reflite, medita; valoriza de forma determinada sua área de atuação e atividades, valoriza os vínculos orgánicos e os projetos comunitarios.

Seja rigoroso na ética da militancia.
A esquerda atúa por princípios. A direita, por interesses. Um militante de esquerda pode perder tudo, a liberdade, o trabalho, a vida. Menos a moral. Perdendo a moral, desmoraliza a causa que defende e representa. E faz um excelente serviço à direita.
Há oportunistas disfarçados de militante de esquerda. É o sujeito que se engaja apontando, em primeiro lugar, sua chegada no poder. Em nome de uma causa coletiva, procura primeiro seus interesses pessoais.
O verdadeiro militante ­como Jesus, Gandhi, Che Guevara, ­é um servidor disposto a dar a própria vida para que outros tenham vida. Não se sente humilhado por não estar no poder, ou orgulhoso por estar no poder. Ele não se confunde com a função que ocupa.

Se alimente na tradição da esquerda.
Se é necessária a oração para cultivar a fé, o carinho para nutrir o amor de um casal, é necessário "voltar as fontes" para manter entendida a mística da militância. Conheça a historia da esquerda, leia (auto) biografias, como o "Diario do Che na Bolivia", e romances como "A Mãe", de Gorki, ou "As uvas da Ira", de Steinbeck.

Prefira o risco de errar com os pobres a ter a pretensão de acertar sem eles.
Conviver com os pobres não é fácil. Primeiro, há a tendência a idealizá-los. Depois descobrimos que entre eles existem os mesmos vícios encontrados nas demais classes sociais. Eles não são melhores nem piores que os demais seres humanos. A diferença é que são pobres, ou seja, pessoas privadas injusta e involuntariamente dos bens essenciais de uma vida digna. Por isso, estamos do lado deles. Por uma questão de justiça.
Um militante de esquerda jamais negocia os direitos dos pobres e sabe aprender com eles.

Defenda sempre os oprimidos, ainda que aparentemente eles não estejam certos.
São tantos os sofrimentos dos pobres do mundo que não podemos esperar deles atitudes que tampouco aparecem na vida daqueles que tiveram uma educação refinada.
Em todos os setores da sociedade há corruptos e bandidos. A diferença é que, na elite, a corrupção se faz com a proteção da lei e os bandidos são defendidos por mecanismos economicos sofisticados, que permitem que um especulador leve uma nação inteira à quebra e miséria.
A vida é a graça maior de Deus. A existência da pobreza grita aos céus. Não espere jamais ser compreendido por quem apoia e cria a opressão dos pobres. "
( Leonardo Boff, Teólogo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário