segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ética: Opção ou necessidade?

Oi Companheiros e Amigos,
Neste dia especial do Amigo, resolvi dividir algumas considerações com vocês.

Ética: Opção ou necessidade?

Ser Socialista hoje, é um desafio. Diante de uma realidade diária, através de todos meios de comunicação, recebemos noticias de desvios de conduta e ações, que podem e devem ser questionada por todos, em especial, as vinda dos representantes do povo. Dai a importancia de uma alto análise de nosso comportamento dentro e fora do poder. E se estivemos lá, como agiriamos?

Já dizia um filósofo que ética é:
"Algo que todos precisam ter;
Alguns dizem que têm;
Poucos levam a sério;
Ninguem cumpre à risca."

Podemos concluir que... Ética é a ciência normativa ou comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Ela é que define os nossos caminhos, trabalhos e escolhas.

É na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético; Não constumamos refletir e buscar "os porquês" de nossas escolhas, dos comportamentos, dos valores. Agimos por força do hábito, dos costumes e da tradição, tendendo a naturalizar a realidade social, política, economica e cultural. Com isto, perdemos nossa capacidade critica diante da realidade. Em outras palavras, não costumamos fazer ética, pois não fazemos a critica, nem buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral.

Lembro de Rui Barbosa, quase, cem anos atrás, já dizia:
" De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

Nossa sociedade é historicamente marcada pelas injustiças socioeconomicas, pelo preconceito raciel e sexual, pela exploração da mão-de-obra infantil, pelo "jeitinho", pela "lei de Gerson" e tantas outras .

A realidade nos coloca diante de problemas éticos bastantes sérios: Anões do orçamento, impeachment de presidente por corrupção, compras de parlamentares para a reeleição, máfia do crime organizado, Atos secretos, etc; A ética vem denunciar a realidade onde as pessoas são desrespeitadas na sua condição humana. É preciso que cada cidadão incorpore esses principios como uma atitude pratica, de modo a pautar por eles seu comportamento. A transgressão aos principios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiça na forma de exercer o poder. A falta de ética prejudica a mulher, o idoso, o negro, o índio, recusados no mercado de trabalho ou nas oportunidades culturais; prejudica os analfabetos no acesso aos bens econômicos e culturais; prejudica as pessoas com necessidades especiais que não usufruem da vida social. A atitude ética, ao contrário, é includente, tolerante e solidária, não apenas aceita, mas também valoriza e reforça a pluralidade e a diversidade.

Torna-se urgente, portanto, a necessidade de se resgatar e restaurar a dignidade ética da vida pública. Temos que deixar, para sempre, idéias como "sempre foi assim", "nada pode fazer isso mudar", ou "ele rouba, mas faz". Um agente público é um cidadão que assumiu a responsabilidade de realizar o interesse público. Não há responsabilida histórica maior que esta: fazer valer e realizar a vontade e o interesse coletivo. Você também é responsavel, vamos construir uma nova realidade.

Afinal: "Acreditar em algo e não o viver é desonesto" (Gandhi)

Um abraço e uma auspiciosa manhã de segunda-feira (DIA DO AMIGO).

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário