Navio-tanque “Syn Antares” burla legislação brasileira.
Mais um navio que presta serviço à Braskem realizou viagem ao exterior para burlar a legislação brasileira. Desta vez foi o “Syn Antares” de bandeira italiana. Que partiu do porto de Rio Grande a 01:01 da madrugada de domingo (07/FEV) rumo ao Uruguai. Monitorado pelo sistema de posicionamento global, o navio acusou entrar na área de controle de Recalada (Argentina) às 17:46 daquele mesmo dia. Saindo pouco tempo depois, às 20:04. Na sequencia ele chegou a área de controle do porto de Montevidéu e fundeou às 20:39 da noite de domingo (07/FEV) Permanecendo neste lugar até ás 23:51 quando reiniciou sua navegação de retorno para o porto de Rio Grande. A passagem pelo controle de Recalada ocorreu entre às 02:28 da madrugada de segunda-feira (08/FEV) e às 03:10. Sendo que às 22:53 da noite segunda-feira (08/FEV) o navio chegava e fundeava fora da barra do Rio Grande. A fim de esperar o momento de entrar pela barra e seguir viagem rumo ao terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre.
Este tipo de viagem serve para tentar burlar a legislação brasileira e é extremamente prejudicial ao fortalecimento de uma marinha mercante nacional. Ela serviu apenas para validar a documentação do navio. Permitindo a sua reentrada no Brasil e possibilitando que ele nossa executar mais um período de trabalho aqui.
O lado ruim disso que aqui estou a relatar. É que esta é uma forma desleal de competição. Que retira das empresas brasileiras o mercado interno que elas necessitam para poder crescer e se fortalecer. Não permitindo que vagas de trabalho sejam criadas; nem que os estaleiros nacionais possam receber encomendas de navios para atender a demanda que existiria. Caso os navios estrangeiros aqui não estivessem competindo desta forma, que é desleal e predatória.
Denunciar isto é uma questão de princípios. Pois não podemos aceitar tamanha afronta. Que tanto mau nos causa, prejudicando não só algumas categorias, mas a economia nacional.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos e equipe.
Foto: Carlos Oliveira
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