quarta-feira, 16 de março de 2016

Draga “Santo Amaro” sobe rio Jacuí.

Passava das 14 horas da tarde de quarta-feira (02/MAR) quando a draga “Santo Amaro” de propriedade da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH foi vista subindo o rio Jacuí. Empurrada por um dos rebocadores da autarquia e acompanhada de um batelão, o conjunto se dirigia ao rio Caí. Onde deverá ser empregada no auxílio aos trabalhos que estão sendo feitos pela draga “Engenheiro Serrano”. E que visam aumentar a profundidade de um trecho do rio. Que atende ao terminal da Cimbagé. Quase junto a foz do Caí.

Com relação a draga “Santo Amaro” podemos dizer que ela é um equipamento antigo. Pois foi construída no ano de 1963, pelo já extinto Estaleiro Só, de Porto Alegre. É classificada como sendo do tipo “Clamshell”, ou seja, é uma balsa equipada com uma escavadeira que possui na ponta da sua lança com caçamba. Que no seu caso possui capacidade para reter 1,63m³ de sedimento a cada manobra. Que realiza um movimento de semicircular. No qual deixar a caçamba cair com sua boca aberta, a iça fechada. Retendo no seu interior o sedimento do fundo do rio. Que em seguida é depositado no interior do batelão. Que quando estiver cheio parte rumo à área de despejo, a fim de ser esvaziada. Ela realiza um trabalho lento, com acabamento muito irregular, mas importante. Pois pode atuar em área com pouca profundidade. O que é um empecilho para outros equipamentos maiores e com capacidade de dragagem também maior.

Esta é a realidade do nosso Estado.  Seu poder de ação e atuação é muito limitado. Resultando em um trabalho lento, limitado e que às vezes parece ser improdutivo. Já que o processo de assoreamento é continuo. E em alguns casos pode ser mais rápido do que o trabalho de dragagem. Mostrar esta limitação é essencial para que possamos compreender a nossa realidade. E as dificuldades que o setor produtivo possui. É isto o que este texto se propõe. E é para isto que eu convido o leitor a refletir.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário