quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Navio mercante “Rays” chega com cevada argentina.

O navio mercante panamenho “Rays”, que mede 176,75 metros de comprimento e possui 29,40 metros de largura, chegou a capital do estado na manhã ensolarada de quarta-feira 07/JAN). Em seus porões ele estava transportando um carregamento de cevada. Produto oriundo da Argentina e cujo volume a ser descarregado aqui é estimado em 10.000 toneladas.



Sua atracação junto ao cais navegantes, do porto de Porto Alegre ocorreu ás 10 horas. Sendo este o terceiro navio a descarregar neste ano e o primeirosegundo que chegou. Já que o navio mercante “Lipica” chegou no último dia de 2014, e a operação de descarga se estendeu para o novo ano. E o navio "Santa Pacific" chegou na sexta-feira (02/JAN).

Antes de chegar a Porto Alegre, o “Rays” esteve operando no porto de Imbituba – SC. Partindo deste porto às 02:15 da madrugada de segunda-feira (05/JAN). Após ter descarregado 14.714,150 toneladas de cevada. Sua chegada em rio Grande ocorreu às 03:15 da madrugada de terça-feira (06/JAN) quando ele teve de fundear fora da barra. Para aguardar o momento de entrar no porto e poder seguir viagem rumo a Porto Alegre. Esta espera se deve a impossibilidade dos navios mercantes de grande porte de realizarem a navegação pelos canais artificiais que ligam Rio Grande a Porto Alegre em períodos sem a luz do dia. Por este motivo teve de se esperar o Sol raiar, para que o navio fosse conduzido de fora da barra para dentro da área do porto de Rio Grande e de lá recebesse o prático da Lagoa dos Patos que o conduziria com segurança para Porto Alegre. Esta demora representa perda de tempo e custos de operação. Que muito bem poderiam ser reduzidos se houvesse investimento na melhoria de nossa hidrovia. Investimento este que envolve no mínimo o seu alargamento e a sua sinalização de forma mais eficiente e eficaz. Rever esta situação é essencial para que possamos ter no futuro portos mais competitivos em nosso estado. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário