quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

EXCLUSIVO – O FEITO DO “SANTA PACIFC”.

Eram 05:50 de terça-feira (06/JAN) quando a claridade do dia começou a iluminar a capital do Estado. Atracado junto ao cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, tudo estava pronto para dar início à manobra de desatracação do navio mercante “Santa Pacific”. O prático da lagoa dos Patos comandava a operação junto ao passadiço. Enquanto os rebocadores na Navegação Amandio Rocha – NAR iniciavam a manobra de puxar o navio para longe do cais. No cais os trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO soltaram as espias, liberando definitivamente o navio.



Pelo horário e por ser este o período do ano de maior duração da luz solar. Estava evidente que o prático havia planeado realizar a viagem entre os portos de Porto Alegre e Rio Grande no mesmo dia. Vencer os 300 Km que separam um porto do outro, e que possuem dois trecho de canais artificiais. Cuja restrição para a navegação noturna, dos grandes navios mercantes existe, por causa de suas limitações de largura, traçado e sinalização. Era o grande desafio. Que foi vencido quando o “Santa Pacific” chegou a área de troca de prático de rio Grande. Que fica em frente a cidade de São José do Norte. Isto ocorreu às 20:30 da terça-feira (06/JAN). O prático da Barra do Rio Grande chegou a bordo da lancha da Praticagem da Lagoa dos Patos. A manobra foi passada de um prático para o outro. E como o balizamento da área do porto de Rio Grande é perfeito. Possibilitando a navegação de todos os tipos de navios durante as 24 horas do dia. O “Santa Pacific” pode sair barra a fora. E rumar para o seu porto de destino, o da cidade argentina de Bahia Blanca.

O feito realizado pelo serviço de praticagem da Lagoa dos Patos ao conduzir o navio mercante “Santa Pacífic” é motivo de comemoração. Não foi a primeira vez que isto ocorreu. No entanto ele é a prova de que com dedicação empenho e vontade política. Nossa hidrovia poderia receber as melhorias de que tanto necessita. E com isto beneficiar a economia e o povo do Rio Grande do Sul.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário