segunda-feira, 7 de maio de 2012

Para refletir e pensar

A fotografia abaixo mostra dois navios navegando rio acima. Esquivando-se entre as ilhas, ambos avançam lentamente rumo ao destino de sua jornada. Logo atrás dos navios, os pássaros sobrevoam as águas. Pois mais do que esperança, sabem que os peixes vão subir a superfície. Pela ação dos potentes motores que giram as hélices e os fazem emergir. E neste momento seu almoço fica facilitado.
Mas os marinheiros sabem que seus navios não podem navegar por todos os lugares. A eles esta confinada um curto espaço, cuja maior profundidade lhes dá a segurança de que não vão encalhar. Este espaço está delimitado pelas boias. Que de um lado são encarnadas (vermelhas) e do outro verde. A este caminho dão o nome de “canal”.
Mas o que tem de comum as ilhas, os pássaros, os navios e o canal? O canal foi construído pelas mãos do homem. Para que os navios pudessem chegar até o Pólo Petroquímico de Triunfo. Dos sedimentos retirados do fundo do rio surgiram as ilhas, que servem de moradia aos pássaros. E que se alimentam dos peixes que buscam nas águas mais profundas um ambiente melhor. Como podemos ver, homem e natureza podem coexistir. A natureza, assim como a vida é dinâmica. Compreendê-la faz parte do nosso desafio.


Foto: Carlos Oliveira

Vanderlañ Vasconsèllos
         PRA SER FELIZ SEMPRE
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário