segunda-feira, 7 de maio de 2012

Navegar é preciso, divulgar é essencial.


Na última semana, passaram pela nossa hidrovia diversos navios com carga de produtos perigosos. No entanto, embora este fato seja importante, a não divulgação do mesmo reflete a pouca importância que o setor hidroportuário possui. Relegado a um plano secundário, carente de verbas e investimentos. Nossas hidrovias raramente são lembradas nos discursos políticos. O contraponto se dá no transporte rodoviário. Beneficiado com volumes expressivos de verbas, e que nem por isto têm seus problemas solucionados. Pois por maior que seja a verba, a mesma sempre será insuficiente para atender a demanda criada para o setor.

Enquanto esta situação perdurar, nossos problemas só vão se agravar. Este é um dos motivos pelos quais faço questão de divulgar a chegada e a partida dos navios que aqui passam. A importância de se divulgar o mais importante modal de transporte. Capaz de ligar continentes e de girar a roda da economia. E que é responsável por mais de 90% do transporte de nossas exportações e importações. Este é por si só, motivo mais do que suficiente para que assim proceda.

No ano que passou aprendi a reconhecer esta importância. E pelo trabalho desenvolvido fui agraciado com a medalha “Amigo da Marinha”. Agora, mesmo distante da direção da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH mantenho a mesma postura de quando lá estive. Como político, sei distinguir o que é importante e gera benefícios a população. Seja no barateamento do custo de vida, como na geração de empregos. E em ambos os casos a atividade hidroportuária é importante. E mesmo sabendo que poucas são as cidades que possuem um porto, luto pelo fortalecimento dos mesmos, pois eles trazem benefícios a toda população. Assim sendo, levanto esta bandeira, com a certeza de que a causa é correta. E confiante de que muita gente boa também concorda comigo. Pois se navegar é preciso, divulgar é essencial. Pois quem não é visto não é lembrado. E se queremos mudar as coisas, temos de fazer com que elas apareçam.
Fotos: Carlos Oliveira

Vanderlañ Vasconsèllos
   PRA SER FELIZ SEMPRE
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário