quarta-feira, 16 de maio de 2012

Navio tanque “Rheingas” chega para buscar carga e gerar riquezas.


Chegou na manhã de hoje (15) o navio tanque “Reingas”, de bandeira liberiana, o navio mede 92,6 metros de comprimento. E teve como destino o terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo.

Diante da importância da hidrovia e da navegação, devemos valorizar a passagem de cada navio pelas nossas águas. Pois enquanto os navios navegarem, levando ou trazendo mercadorias, nossa economia estará forte. Foi assim no passado, é assim em todo o mundo, e pretendemos que seja assim no nosso futuro. A navegação é um grande desconhecido da maior parte de nossa população. E por isto a mesma não é reconhecida em sua importância.

Quem vê todo santo dia os caminhões levando e trazendo os produtos que se consome no dia-a-dia. Dificilmente vai compreender o papel exercido pela navegação na nossa vida. No entanto são os navios que fazem o comércio internacional. É por meio deles que chegam os fertilizantes que nossa agricultura consome. O petróleo que é processado em nossas refinarias e no polo petroquímico. E que dá origem a uma gama enorme de produtos por nós consumidos.

As mercadorias importadas e as que nós produzimos sejam eles sapatos, automóveis ou a carne, tem no transporte marítimo um meio seguro, rápido e barato de transporte. O governo federal sabe desta importância e estimula o seu desenvolvimento. Já a nós, resta o papel de atores políticos, pressionando nossos representantes a terem maior atenção com a navegação e a hidrovia. Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas que a fortaleçam efetivamente.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário