quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O "S" do PSB

Oi Companheiros,
"São atitudes simples que constroem relacionamentos. Mas são os pequenos detalhes que os tornam interessantes".
Levado para o alfabeto é "S"implesmente uma letra. Mas a construção (Liberdade) com as demais fazem toda a diferença para o mundo que sonhamos.

Um abraço e uma linda manhã de terça-feira

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB
O "S" do PSB
Para nós, militantes do PSB, o S de nossa sigla é carregado de significados, simbologia e história. Ele resume séculos de luta social, de avanços, sofrimentos e conquistas, principalmente a partir da Revolução Industrial (1780). Ele remonta ao Manifesto Comunista (1848), às revoluções sociais do século XX e a todo os processos de independência nacional e descolonização, nas Américas, na África e na Ásia.
No Brasil ele lembra os movimentos operários paulistas do início do século passado, a resistência ao Estado Novo, a luta contra o nazi-fascismo, a luta contra a última ditadura militar e o esforço coletivo pela construção de uma sociedade menos injusta, solidária e feliz, livre da exclusão econômica que determina a exclusão política, ou seja, caminhando para a superação da luta de classes, da opressão do homem pelo homem, a exploração do trabalho pelo capital. Uma sociedade igualitária, sonho do qual jamais abriremos mão. A modernidade com a qual aspiram nossas sociedades tem suas raízes em um longo processo histórico que não pode ser ignorado, e muito menos reduzido a uma 'sopinha de letras'. Entre nós do PSB, esse S remonta a João Mangabeira, nosso fundador -- cuja memória queremos honrar -- e sua luta de toda a vida em defesa da comunhão entre socialismo e liberdade. Remonta ao nosso refundador (1985) e presidente de honra, Jamil Haddad que bem soube traçar nosso caminho. Remonta a Miguel Arraes, cuja memória temos o dever de honrar, e sua luta em defesa dos oprimidos, dos pobres e dos excluídos. Este S, portanto, nos é muito caro, e para ele exigimos o respeito de todos, de particular daqueles que pretendem, enganadamente ou não, militar em nossas fileiras.
Roberto Amaral é vice-presidente nacional do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário