quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Navio mercante “Kellett Island” chega a Porto Alegre.

Chovia forte às 08:45 da manhã de sexta-feira (18/SET) quando o navio mercante “Kellett Island” foi visto navegando pelo canal do Cristal, rumo ao porto de Porto Alegre. Sua atracação foi concluída às 10 horas, quando ele finalmente foi amarrado ao cais navegantes. Em frente ao armazém D3. O navio de bandeira chinesa, e registrado junto ao porto de Hong Kong, trouxe um carregamento de cloreto de potássio. Cujo volume é avaliado em cerca de 9.000 toneladas. Que foi embarcado pelo porto de Klaipeda, na Lituânia. De onde o navio partiu em 10 de agosto. E em sua viagem pela costa brasileira contou com escalas nos porto de São Francisco do Sul (SC), ande atracou na segunda-feira (07/SET); e em Rio Grande (RS) quando atracou uma semana após, na segunda-feira (14/SET). Sendo que no Porto Novo de Rio Grande, o volume descarregado de cloreto de potássio foi de 21.470 toneladas.

O “Kellett Island” é um navio extremamente novo. Sua construção se iniciou em 13/FEV/2014. Seu lançamento ao mar se deu em 22/OUT/2014. E o navio foi entregue pronto em 22/JAN/2015. Tendo sido construído pelo estaleiro filipino Tsuneishi Heavy Industries. Do qual ele é o casco nº 231. Ele possui cinco porões, com área de 72.654 metros cúbicos. Que são atendidos por quatro guindastes. Seu comprimento total é de 189,99 metros e a largura máxima chega a 32,26 metros.

Receber um navio deste porte, com bandeira chinesa, vindo do Norte da Europa é a maior prova de como um orto pode integrar a economia local a mundial. Valorizar o porto é trabalhar pelo nosso desenvolvimento. E é por isto que eu vivo a escrever sobre o assunto. Pois se nada for dito, o povo, os trabalhadores e os empresários não vão saber cobrar dos nossos governantes uma política séria e comprometida de valorização deste modal. Que pode nos inserir na economia mundial, de forma rápida, dinâmica e competitiva. Pensem nisso e me ajudem a divulgar esta ideia.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário