segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Navio mercante “Dona Maria” retorna a Porto Alegre.

O navio mercante “Dona Maria” de bandeira liberiana, retornou ao porto de Porto Alegre no meio da manhã de domingo (22/NOV). Eram 09:27 quando o navio foi visto entrando no canal do Cristal. Navegando a baixa velocidade para dar tempo do também navio mercante “Fanoula”, que vinha a sua frente, atracar.


O “Dona Maria” retornou com um carregamento de cevada. Produto de origem argentina. Cujo volume a ser descarregado, é estimado em 7.938 toneladas. Sua atracação esta prevista para ocorrer na área do cais Navegantes, em frente do armazém D3. E sobre o retorno do navio nós podemos convidar o leitor para a seguinte reflexão.

O porto de Porto Alegre não é incluído em nenhuma rota comercial. No entanto, a vinda sistemática e rotineira de navios mercantes, demonstra que isto não é uma verdade pura. Diante desta realidade, nós devemos nos questionar sobre o que falta para que o porto se torne não só visível às empresas de navegação. Como atrativo para ser incluído e visto como uma rota comercial junto ao mundo dos negócios.

A falta de interesse da nossa parte em tornar o porto de Porto Alegre em um porto mais dinâmico é fato. Há falas de políticos que dizem que o Rio Grande do Sul possui apenas um porto marítimo. Como se o critério para que um porto seja classificado como marítimo fosse estar a beira mar. E não o de poder receber navios de longo-curso. Aqueles que realizam viagens internacionais, como são o nosso caso. Se assim fosse, o porto de Manaus, não seria um porto marítimo. E isto que ele esta no interior do continente, no meio da floresta amazônica. Distante a mais de 1.000 quilômetros do litoral. O que vemos é que além do interesse, há desinformação e muita ignorância. Sobre os reais benefícios de se desenvolver o porto de Porto Alegre. Dando-lhe condições de recuperar sua antiga posição de liderança. Em muito marcada, pela proximidade de diversos centros produtores de nosso estado. Sejam eles do setor agrícola como também industrial.

Feito estas considerações. Convido o leitor a refletir sobre o assunto. Pois ele é de vital importância para a nossa economia. E para o nosso bem-estar social.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário