A barcaça graneleira “João Mallmann” atracou mais uma vez junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande. Este fato ocorreu às 22:05 da noite de sábado (29/AGO).
Vinda da cidade de Guaíba, aonde esteve carregando celulose. Em operação realizada junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa CMPC Celulose Riograndense. A barcaça possuía cerca de 4.500 toneladas de celulose em seus porões. Sendo que o destino de toda esta carga é o mercado externo. Mostrando o quanto um segmento da economia pode ser focado para atender um número muito pequeno de clientes, como é o caso da celulose. Cuja produção esta espalhada pelo mundo. E é voltada para atender a demanda de matéria prima das grandes indústrias do setor. Se por um lado isto é bom. Pois garante a compra da produção. Por outro lado é preocupante, já que cria uma dependência muito grande de quem produz; ou faz parte desta cadeia produtiva. Que caso possua alguma crise, acaba afetando de forma mais forte toda a sua cadeira produtiva. O que nunca é bom que aconteça.
Por fim fica aqui mais um registro da atividade da nossa navegação interior. Fato que muito me orgulha, pois ela precisa de incentivo e divulgação.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Nenhum comentário:
Postar um comentário