Passava das 14 horas da tarde de domingo (06/SET) quando o rebocador “Palmares” iniciou o trabalho de desatracação das balsas “Z MAX XII” e Z MAX XVIII”, que se encontravam atracadas junto ao cais Navegantes. No convés das duas balsas estavam dois dos guindastes que foram montados no porto de Porto Alegre. Em área especialmente alugada para este fim.
A operação de carregamento esteve aos cuidados da Agência Marítima Orion. Que coordenou o trabalho realizado pela empresa dona das balsas e os trabalhadores portuários. Já que, por se tratarem de balsas, a manobra é mais delicada. Pois a carga possui um ponto de gravidade muito elevado. E todo o cuidado é preciso para estabilizá-la e garantir a segurança do conjunto. Desta forma as cabines e parte do corpo de cada guindaste foram colocadas na balsa “Z MAX XVIII” e as suas respectivas lanças, na balsa “Z MAX XII”.
O rebocador “Palmares” possui 29,95 metros de comprimento e sua largura máxima é de 11,58 metros. El foi construído no ano de 1992, pelo estaleiro Santa Cruz, da cidade de Aracajú. Sua propulsão esta a cargo de dois motores Caterpillar, modelo D 399 TA de 2.760 HP cada. Acoplados a dois eixos com tubulação tipo Kort. Seu calado aceita operações até 3,3 de profundidade. O que é uma vantagem para a embarcação. Ele pertence a empresa ZEMAX LOG Soluções Marítimas S/A, com sede na cidade do Rio de Janeiro. E que possui em sua frota 09 embarcações. Das quais se encontram a balsa “Z MAX XII”, com 38 metros de comprimento e largura de 28 metros e calado de 2,6 metros. E a “Z MAX XVIII” com 50 metros de comprimento e 18 metros de largura e calado de 1,8 metros.
As peças tem como destino o porto de Vitória, no estado do Espírito Santo. E o peso total da carga chega a 661toneladas. Poder registrar a partida foi um fato muito prazeroso. Pois esta é uma operação rara de se ver. E muito pouco divulgada. É um belo exemplo da riqueza de operações que a navegação pose nos proporcionar. Auxiliando a quem produz a transportar o fruto do seu trabalho. Para locais distantes, não só no Brasil como no exterior.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário