terça-feira, 3 de maio de 2011

Porto da Capital recebe dois navios totalizando 18.500 toneladas.


26/04/2011 11:34:11
No final de semana o Porto de Porto Alegre recebeu dois navios graneleiros, cuja carga totaliza 18.500 toneladas. Na manhã de sábado 23, atracou o navio mercante "Callio", procedente do porto de Areia Banca - RN, carregado com 9.700 toneladas de sal. A embarcação medindo 169,60 metros de comprimento, e 26,30 metros de largura, possui bandeira do Chipre, e esta fretado para o armador brasileiro H. Dantas.
Na manhã de domingo foi a vez do navio mercante "Clipper Kamoshio" atracar no porto da capital. Medindo 177 metros de comprimento e 29 metros de largura. O graneleiro, de bandeira panamenha, atracou carregado com 8.800 toneladas de fosfato diamônico - DAP. A mercadoria foi carregada no porto de Jorf Lasfar - Marrocos, e é utilizada como insumo na indústria de fertilizantes.
O recebimento deste tipo de navio justifica o interesse da Secretaria Especial de Portos - SEP, para com o porto de Porto Alegre. Embora o mesmo seja visto por muitos como um porto interior, sua capacidade de operar embarcações de grande porte e de longo curso demonstra seu valor estratégico aos interesses econômicos do Estado e país. O embarque ou o desembarque de cargas no mesmo representa uma redução significativa do frete, conseqüentemente do custo Brasil. Tornando nossos produtos mais competitivos no mercado interno e externo. É neste sentido que há dentro da SEP um trabalho de integração do mesmo com outros portos nacionais. O fortalecimento do transporte marítimo barateia nosso custo de vida, e o custo Brasil em si. Retirando das estradas caminhões que realizam viagens de longuíssimo curso, estamos contribuindo para a melhoria das estradas e do meio-ambiente. É importante fazer a ressalva, que isto não inviabiliza a atividade rodoviária, apenas modifica seu perfil. Racionalizando sua utilização em prol do interesse público e do bem-estar social.

fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=514

Nenhum comentário:

Postar um comentário