terça-feira, 3 de maio de 2011

Integração entre órgãos públicos é ampliada


29/04/2011 10:33:54

Durante toda manhã do dia 27, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre realizou uma Inspeção Naval no Rio Jacuí. Desta operação participaram o Delegado Jayme Tavares Alves Filho, Capitão de Fragata da Equipe da Marinha do Brasil; Marco Antonio Bertol, do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM; Vanderlan Vasconselos da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado - SPH; Rafael Simões, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA; Aline Bettio, da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – FEPAM; Carlos Miguel Vaz Amodeo, da Delegacia Regional da Polícia Civil – 17° DPR; e o major Rodrigo Gonçalves do Santos, do Batalhão Ambiental, da Brigada Militar. As tratativas para que o encontro se realizasse, iniciou-se na reunião entre a Delegacia da Capitania dos Portos e a SPH, ocorrida em 05 de abril.
Na ocasião Vanderlan Vasconselos expôs a necessidade de uma maior integração entre os diversos órgãos públicos, na composição de um ponto de vista sobre os assuntos de interesses de comum . O superintendente acredita que com isso haverá uma maior agilidade na construção de soluções para os problemas que afligem os assuntos de interesse público.
DRAGAGEM - Entre os temas tratados, foi abordada a necessidade de manutenção de dragagem dos canais interiores. "Existe, dentro da direção executiva da SPH, a certeza de que a dragagem pode ser feita com um custo bem menor por empresas de mineração de areia. A parceria possibilitaria que o material extraído reverta-se em benefício econômico à sociedade, já que o objetivo de toda e qualquer forma de mineração é o desenvolvimento econômico", acredita.
Ele destacou que durante o encontro foi exposta a idéia de reunir os diversos órgãos ligados ao tema. "Este foi um momento construído com diversas reuniões complementares, culminando com o embarque dos representantes do DNPM, SPH, SEMA, FEPAM, PC, BM e MB, na lancha da Marinha do Brasil", disse.
Vanderlan acredita que a preservação do Meio Ambiente pode se dar com a participação de todos, visando o interesse público acima de tudo. "Através desses diálogos, compatibilizamos os interesses e as competências comuns. Queremos realizar um trabalho que traga apenas benefícios da população", disse.
APROXIMAÇÃO - A ocasião serviu para aproximar as instituições, que ao acompanharem o trabalho de fiscalização, desenvolvido pela Marinha do Brasil, tomaram ciência da realidade e da necessidade de uma interação maior entre as partes. Foi evidente as trocas de experiências, e o momento foi oportuno para fomentar a curiosidade em se conhecer mais a fundo as particularidades do contexto que envolve navegação, hidrovias, dragagem, mineração, e proteção ambiental. Esta visão de conjunto e de interligação de áreas, aparentemente distantes, é o principal ganho que o evento pode fornecer aos seus integrantes. A integração deve ser ampliada com a participação Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente-COOMA do Ministério Público e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM na busca de um protocolo de intenções, destaca Vanderlan.
Fotos; Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=516

Nenhum comentário:

Postar um comentário