sexta-feira, 6 de maio de 2011

Movimentação do porto da Capital no mês de abril é ampliado.


05/05/2011 11:21:44
Ao todo foram cerca de 63.2 mil toneladas de produtos que chegaram pela hidrovia, o equivalente a movimentação de 2.108 caminhões
O mês de abril foi movimentado para o porto de Porto Alegre. Durante o período chegaram um navio de cabotagem e seis de longo-curso, trazendo produtos que são utilizados na produção agrícola e produção industrial.
O primeiro navio a operar na Capital foi o "Mare Traveller", de 190 metros de comprimento e 32,25 metros de largura, que embora tenha atracado no dia 31 de março, iniciou sua descarga no dia seguinte. Foram 10.000 toneladas de fertilizantes desembarcadas.
No dia 6 de abril,foi a vez do navio "Slovenija", de 182,8 metros de comprimento e 30,5 de largura, que trouxe em seus porões 10.150 toneladas de fertilizante. Já no dia 11/4 foi a vez do navio mercante "Santa Anna", de 190 metros de comprimento e 32,26 metros de largura trazer 5.000 toneladas de cloreto de potássio.
No dia 12, 7.600 toneladas de fertilizante foram trazidas pelo navio "Aliança Pearl", de 198,91 metros de comprimento e 30,13 metros de largura.

RECORDE – De acordo com a direção do Porto da Capital, com a chegada do "Santa Phoenix", no dia 17, foi registrada uma marca histórica. O navio de 189 metros de comprimento e 32 de largura descarregou 12.000 toneladas de fertilizantes em apenas dois dias de operação. "Com isto bateu-se um recorde no tempo gasto de descarga, que inicialmente era previsto para ocorrer em cinco dias. A operação foi registrada com a movimentação de 310 toneladas por hora, em média", informou o Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos. O pico de descarga foi de 370 toneladas/hora ao longo da operação.
Nos trabalhos foram empregados 50 caminhões que receberam a carga do navio e a transportaram até o armazém portuário. Além disso, soma-se o emprego de 8 funcionários do armazém além de estivadores, conferentes, e pessoal da balança. Mantendo a movimentação de carga durante as 24 horas do dia.
Outros dois navio chegaram nos dias 24 e 25 de abril o "Callio", de 169,9 metros de comprimento e 26,3 de largura, carregado com 9.700 toneladas de Sal, vindas do Estado do Rio Grande do Norte e o "Clipper Kamoshio", que trouxe 8,8 mil toneladas de fertilizante. O Clipper tem 177,13 metros de comprimento e 28,4 metros de largura.
COMEMORAÇÃO
A movimentação de 63.250 toneladas via porto público é algo a ser comemorado. "Este volume representa a retirada de 2.108 caminhões de 30 toneladas de nossas estradas e a garantia de redução do custo de produção agrícola, com reflexos em toda a cadeia produtiva e na sociedade", destaca o Superintendente da SPH Vanderlan Vasconselos.
No entanto, ele acredita que esta realidade precisa ser ampliada ainda mais. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT, este volume equivale ao número de caminhões que circula no trajeto Porto Alegre - Rio Grande diariamente. "Investir na hidrovia como rota de transporte é essencial para o futuro de nossa economia. Ter portos capacitados a operar pode gerar muito emprego e renda e o setor de transporte rodoviário não perde seu espaço", afirmou.
 Foto: Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=519

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