sexta-feira, 15 de abril de 2011

SPH define dragagem e sinalização para conclusão do Canal de travessia PoA -Guaíba


15/04/2011 11:46:30
A Divisão de Estudos e Projetos da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado, apresentou a definição do volume a ser dragado no trecho do canal que será utilizado para a travessia Porto Alegre-Guaíba. De acordo com o Diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, com levantamento batimétrico foi detectado que deverão ser removidos 110.564,20 metros cúbicos de resíduo. O tipo de material existente no trecho de aproximadamente dois quilômetros ainda não foi identificado e a sondagem geológica deverá ser feita nos próximos dias.
De acordo com o superintendente Vanderlan Vasconselos, a SPH fez um cronograma de atividades para colocar a hidrovia em condições para que a travessia aconteça com segurança. A primeira etapa foi a batimetria, seguido do levantamento da sinalização necessária para a hidrovia. "Ao todo serão necessários 22 sinais náuticos para colocar a via em boas condições de navegabilidade em qualquer horário e/ou condições climáticas", explicou.
A partir de agora a SPH irá encaminhar para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA), os elementos técnicos, o roteiro a ser seguido para ativar o canal de navegação e a abertura de crédito suplementar no valor total de R$ 1.800.000,00. O recurso deverá ser pleiteado junto a Secretaria de Obras/Metroplan, responsável pela licitação, por não ter sido estabelecida previsão orçamentária no governo passado para a realização desta obra. "Precisamos de mais um esforço governamental para entregar a hidrovia com segurança para a comunidade no menor espaço de tempo possível.
Ainda faltam recursos orçamentários para a contratação, por licitação, de empresas para sondagem geológica, licenciamento ambiental, aquisição de sinais naúticos e realização de dragagem. Por fim, a Licença de Operação pela Capitania dos Portos e Homologação do novo canal feita pela Diretoria de Hidrografia Nacional da Marinha do Brasil.
LIBERAÇÕES
Para que o projeto de travessia entre Porto Alegre e Guaíba aconteça, a SPH está empenhada na liberação dos espaços que serão ocupados para a partida e chegada das embarcações. O local destinado para a instalação do terminal de passageiros, o armazém B3, já foi desocupado pela polícia Civil e pelo Orgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Quanto ao Grêmio Náutico União, a autarquia está finalizando os procedimentos para a liberação do atracadouro à empresa CATSUL , para que possa realizar as adaptações para o terminal de atracação dos Catamarãs.

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