quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comitiva da Namíbia é recebida pela SPH


14/04/2011 16:19:02

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), Vanderlan Vasnconselos recebeu uma comitiva oficial do governo da Namíbiana tarde desta quarta-feira, 13 de abril. Liderados pelo primeiro secretário da Embaixada no Brasil, Herman Pule Diamonds, ao grupo contava com a presença o chefe executivo do Walvis Bay Corridor Group, Johny Smith e pelo chefe de operações do Namport, Alpheus Kathimdi. O objetivo da visita foi estreitar os laços comerciais entre os dois países.
Vanderlan apresenta a estrutura da SPH e seu contexto na economia do Estado, que possui forte potencial industrial e agropecuário. Da parte da Namíbia, Johny Smith apresentou o potencial do porto de Walvis Bay e seu sistema de ligação para o interior do continente africano. O principal atrativo da estrutura naquele país, consiste na economia de tempo para atingir os mercados interiores da África Austral.
Smith destacou que o fato se deve pela existência de uma boa infraestrutura de ligação por via férrea e rodoviária com os países vizinhos, e também pelos acordos aduaneiros que agilizam o despacho de mercadorias entre as fronteiras.
A comitiva da Namíbia já esteve visitando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e após o RS irá para Pernambuco. No RS esteve em diversas cidades do interior levantando o potencial econômico, no intuito de ampliar as exportações para o continente africano. Os representantes africanos informaram que o mercado a ser atingido não se restringe exclusivamente ao do seu país, mas aos demais que compõe a área da África Austral. Informaram ainda que a Namíbia é um país que não possui hidrovia interior. Já seu porto marítimo é o melhor da região, e se encontra voltado para o Brasil.
Vanderlan destacou que é de conhecimento público que os dois países mantêm um bom relacionamento, e o Brasil é a porta de entrada dos produtos exportados do continente sul-americano. Neste contexto o porto de Santos é o principal a manter ligação marítima. "Ampliar esta situação, incluindo novos portos e novas rotas comerciais fazem parte do objetivo da comitiva", disse.
Após as palestras foi realizada uma visita na área portuária, ocasião onde foi possível ver as instalações e o funcionamento do porto de Porto Alegre. O encontro teve ainda o acompanhamento e participação de Gilmar Caregnatto, supervisor de serviços e operação de comércio exterior da Fiergs, Ático Scherer, representantes da Navegação Aliança Ltda.
Fotos: Carlos Oliveira e Cristiane Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário