terça-feira, 12 de abril de 2011

SPH busca mais recursos para a manutenção das hidrovias


12/04/2011 14:00:06

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) liberou mais R$ 600 mil para que a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) possa dar continuidade a dragagem aos canais de acesso ao complexo portuário da Grande Porto Alegre, em especial, entrada e saída de navios marítimos junto a cidade de Rio Grande. O recurso foi repassado na quarta-feira, 6 de abril, depois que representantes da SPH se reuniram com a chefia de gabinete da Sefaz para apresentar a realidade dos cerca de 300 quilômetros de canais.

O titular da SPH, Vanderlan Vasconselos explicou que com o repasse evita-se o rompimento do contrato continuado com a empresa que efetua a dragagem entre Porto Alegre/Rio Grande. "O trabalho está sendo realizado na metade do Canal do Junco e nossos recursos orçamentários já se extinguiram. Se não conseguíssemos os valores para o pagamento do trabalho já executado, consta no contrato com a empresa que ela poderá sair daqui e ficar por até seis meses fora", informou. "Isso acabaria com a nossa hidrovia, correndo o risco de sofrermos uma interdição por parte da Marinha do Brasil e com isso, pelo menos um terço dos recursos que chegam pela hidrovia gaúcha e que sustentam o caixa único, deixaria de entrar no Estado."

Vanderlan destacou que boa parte desses valores chegam através dos navios que trazem, especialmente gás GLP, matéria prima para uso na indústria petroquímica e para manutenção do Polo Petroquimico, fertilizantes, sal entre outros produtos que são garantia da safra "recorde". "Vamos continuar pleiteando mais recursos para que a hidrovias se mantenha em dia. Um dos pontos críticos, segundo informações dos práticos da Lagoa do Patos (técnicos responsáveis pela condução dos navios dentro do canal de navegação), está na região de São Lourenço, que com a enxurrada ocorrida no mês de março, teve boa parte assoreada e está colocando em risco a navegação de embarcações de grande porte. "Fomos informados que neste ponto estão sendo necessárias realizações de manobras arriscadas para que os navios não encalhem."
Um novo contato deverá ser feito com a SEFAZ para que mais recursos possam ser aplicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário