segunda-feira, 11 de abril de 2011

Retirada de navios acontece na próxima semana


11/04/2011 14:02:56
A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado informa que na próxima semana acontece a retirada dos navios Laranjal e Porteiras, pertencentes a Empresa Petrosul e que estão atracados junto ao Cais Navegantes. A data de saída das embarcações, inoperantes há a mais de 15 anos, aguardam a disponibilização de água e luz para os navios.
As tratativas aconteceram durante esta semana, junto ao Clube de Regatas Guaiba Porto Alegre, situado no Cais Marcílio Dias. Após serem desatracados, os mesmos devem ser deslocados para a doca que fica na área do quartel da Patrulha Ambiental da Brigada Militar. A primeira embarcação da empresa, o navio-tanque Pernambuco, foi retirado no dia 2 de abril. A operação contou com o apoio dos rebocadores Taura e F. Andreis IX, que retiraram a embarcação do local e a conduziram em direção ao Rio Jacuí para ser levado ao estaleiro localizado no Rio dos Sinos.
Segundo o superintendente da Autarquia, as negociações para a retirada das embarcações da Petrosul, vinham acontecendo há algum tempo sem que o fato se materializasse. “Estamos muito satisfeitos por estarmos prestes a ver a conclusão desta retirada. Trata-se de um anseio antigo da comunidade e, que agora, com a revitalização do Cais Mauá, vai exigir a limpeza da área”, disse Vanderlan. Ele lembrou ainda que situação das embarcações da Petrosul se distinguia das demais. “A empresa paga em dia pela atracação dos navios diferentemente das embarcações paraguaias, retidas pela Marinha do Brasil, após inspeção de rotina”, disse.
TURISMO
A operação com os navios Laranjal e Porteiras, de acordo com Vanderlan, partem de uma grande negociação em busca de um Estado mais próspero e sustentável. Para o local, ele informou que está prevista a construção de um futuro terminal turístico, que visa a atracação de navios de passageiros, hoje com capacidade de até 1,5 mil pessoas, com nova sinalização noturna, radar e GPS, para hidrovia Porto Alegre-Rio Grande. Até 2014 há uma previsão de ampliação com a concretização de outro projeto de aumento do calado da hidrovia de 17 para 19 pés, até a saída para o mar, em Rio Grande. “Este terminal possibilitará a integração modal com os segmentos rodoviário e ferroviário(Trensurb). Com isso, o acesso turístico, as belezas do RS e a sustentação econômica de nosso Estado estará no rumo certo”, disse. “Isso tudo deve acontecer para a copa de 2014 e mantida como fonte de recursos permanentes.”

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