quinta-feira, 14 de abril de 2011

Movimento do Porto de Porto Alegre em março.


13/04/2011 11:16:14
O Porto da Capital recebeu, no mês de março, a visita de seis navios de grande porte. Os navios "Beluga Efficiency" e "BBC Scandinavia" embarcaram cargas pesadas, o que compreeende desde transformadores até equipamentos encaixotados. Já os navios "Santa Helena", "Shoveler", "Aliança Sky" e "Mare Traveller" desembarcaram fertilizantes.
Segundo informações da diretoria de portos, os equipamentos embarcados em Porto Alegre são constituídos desde cargas muito pesadas, cujo transporte é inviável a longas distâncias por via terrestre. Os transformadores aqui produzidos possuem sérias restrições na locomoção pelas estradas. Seu envio ao porto, local de embarque, normalmente é feito a noite para não causar transtornos ao trânsito e em alguns momentos exigem o fechamento de vias, e o trânsito no sentido oposto da mesma.
O segundo grupo se caracteriza pelo recebimento de fertilizantes, provenientes dos Estados Unidos, da Alemanha, da Bélgica e da Ucrânia. O volume total descarregado foi de 31,5 mil toneladas de fertilizantes, o que equivale a mais de 1050 carretas de 30 toneladas a menos em nossas estradas. A este esforço, se soma o das embarcações menores que recebem carga descarregada em Rio Grande e a transportam para Porto Alegre.
É diante desta realidade que a importância do transporte marítimo / fluvial e do porto se torna evidente, justificando os recursos investidos neste setor. E é sobre esta realidade que se deve pensar e planejar as políticas públicas no setor de transporte. O aproveitamento da hidrovia como meio natural de transporte é benéfico a toda sociedade. Viabiliza de forma substancial a redução de custos, acarretando maior competitividade à nossa produção e um custo de vida menor à nossa população.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário