segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reunião aproxima operadores portuários e SPH

Reunião aproxima operadores portuários e SPH
25/02/2011 13:51:09
Problemas como a insegurança e a vulnerabilidade da operação portuária, bem como o excessivo consumo de álcool e droga por alguns funcionários estão entre as maiores preocupações
A primeira reunião entre a nova diretoria da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) e os operadores portuários foi considerada bastante produtiva. Representantes da categoria e o superintendente da autarquia, Vanderlan Vasconselos, tiveram uma conversa franca sobre a real situação da operação Portuária e garantiram uma aproximação ainda maior, com o objetivo de otimizar e qualificar o funcionamento do Porto da Capital.
Vasconselos disse que temas como segurança e a vulnerabilidade das operações foram tratados com muita atenção para que as mudanças possam ser feitas no menor prazo possível. “Foi um encontro muito produtivo e dele saíram diversos encaminhamentos para a correção das deficiências e para ampliar as negociações até hoje realizadas”, disse. Outra preocupação apontada por operadores e diretoria, foi a preocupação com o consumo excessivo de álcool e drogas que atinge parte dos trabalhadores portuários. “Este é um problema sério, de saúde pública, e que precisa ser tratado com atenção, pois envolve não apenas a segurança da atividade portuária, mas as vidas dos que trabalham no setor. Tanto a SPH, quanto os representantes dos operadores portuários se mostraram sensíveis a esta situação e com interesse de atuar fortemente contra isso.
O superintendente salientou que as reuniões com os operadores deverá ser habitual nesta gestão porque tem a meta de qualificação da atividade no Porto de Porto Alegre, tornando-a ideal, maior e mais eficaz. “Temos uma preocupação bastante grande com a segurança do Porto, especialmente no que se refere a abalroamentos. Vamos trabalhar em conjunto visando o melhor para as ações que são desempenhadas aqui”, afirmou.

OPERADORES – Os diretor do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio Grande do Sul (Sindop-RS), Mário Lopes, informou que por se tratar da primeira reunião oficial com a nova diretoria, foram abrangidos temas considerados importantes e normais para a atividades exercida. “Mas é preciso ressaltar que nos sensibilizou e deixou confiante o profissionalismo e a credibilidade passada pelo novo superintendente. A sua sensibilidade diante das questões que envolvem à atividade portuária, nos deu a certeza de que estamos tratando com alguém sério e interessado em firmar uma parceria sólida”, afirmou Lopes.
Da mesma opinião foi o representante do Sindicato Dos Armadores de Navegação Interior do RS, Santa Catarina, Paraná e Mato grosso do Sul, Fernando Ferreira Becker. “Foi um encontro preliminar e que nos impressionou a boa vontade apresentada pelo Superintendente da SPH, Vandelan Vasconselos e nos ajudar a resolver os problemas que envolvem as questões da operação Portuária”, avaliou. No entanto, fez a ressalva de que seria importante se o novo diretor tivesse mais experiência na atividade. “Isso facilitaria, pois, por mais vontade e capacidade que ele tenha – o que ficou claro durante o encontro – sabemos que só terá domínio do assunto daqui a alguns meses. Apesar disso, estamos otimistas.”
Becker disse ainda que há 42 anos atua na navegação e há 8 na operação Portuária e lembra que as reuniões com a Superintendência aconteciam de forma esporádica. “Mas não lembro de ter participado de um encontro específico e com tanta determinação para a nossa atividade”, afirmou.
Encontros com operadores portuários devem acontecer periodicamente nesta gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário